Se por um lado, as armas de fogo oferecem maior segurança, tanto física quanto mental, por outro, caso usadas de forma irresponsável e egoísta, podem aumentar os riscos diários já presentes nas vidas dos brasileiros.
Por exemplo, a violência no trânsito tem subido consideravelmente nas últimas décadas, a ausência de empatia e paciência dos condutores geram brigas, acidentes e tumultos todos os dias. Outra situação que também deve ser considerada são os inúmeros casos de feminicídio, o Brasil é um dos países com as maiores estatísticas quando se trata desse assunto. Com isso, se tem a dúvida, se sem armas de fogo, os problemas psicológicos e de ira já afetam a sociedade, imaginemos o que poderia acontecer com o seu uso liberado?
Porém, também podemos pensar de forma mais positiva, considerando a parcela do povo brasileiro responsável e estável física e mentalmente que muitas vezes se vê abandonada e esquecida pelo governo e pela polícia, mas que está longe de ser imputada pelo crime, essas pessoas com o acesso ao porte de arma, mesmo que ainda restrito de certa forma, poderiam se proteger e as suas famílias. Isso, talvez diminuíria o número de mortes e assaltos no Brasil. Mas, ao liberar o uso de armas para essa parte da população, também se deixaria totalmente livre e com fácil acesso aos criminosos, que se beneficiariam muito mais do que outros.
Tendo em vista tudo isso, é importante observar e analisar quais seriam os benefícios e as consequências que viriam junto com eles. Outras soluções menos arriscadas podem ser postas em prática pela sociedade e pelos poderes públicos, como a melhora, desenvolvimento e maior rigor com os departamentos de polícia. Não obstante, deve-se ter fincado com clareza em nossas mentes que qualquer arma, de fogo ou não, pode ter seu uso para defesa, ou para ataque. Cabe a nós refletir e decidir com consciência e em conjunto, seríamos todos capazes de nos controlar diante de tal poder?
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada