Em primeira análise, podemos evidenciar que, apesar de a arma de fogo ser um método de proteção quando a polícia não estiver por perto, como, por exemplo, se um assaltante entrasse em nossa casa, teríamos uma arma para se protegem em caso da demora das forças policiais. Mas, também aumenta a abertura de outros crimes como, homicídio, suicídio, feminicídio e etc.
Além disso, é notória negligência governamental em questão da proteção dos cidadãos Brasileiros, pois há muitos crimes relatados em grandes cidades e até bairros afastados, como roubos e assaltos no meio de praças e até multidões, sempre que isso ocorre há uma grande demora até algum policial chegar no local, então geralmente a arma é usada para se proteger. Então se tivéssemos uma boa segurança em bairros mais violentos e grandes cidades, não teria necessidade da posse de arma individual, assim todos teriam a devida segurança que necessitam.
Deprende-se, portanto a adoção de medidas que ampliem a segurança dos cidadãos brasileiros sem a necessidade da posse de armas. Dessa maneira, cabe ao poder Governamental, aumentar a segurança em bairros mais perigosos e fora deles também, colocando policiais e seguranças em lugares estratégicos, para que assim os cidadãos Brasileiros se sintam mais seguros um nosso país, sem precisar de uma arma de fogo para sua proteção.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.