Primeiramente, pode-se perceber que o numero de trabalhadores informais sofreu um gritante aumento nos últimos anos, visto a diminuição de quase 21 mil empregos formais, segundo especialista. Entende-se por isso que as capacitações que possibilitam a entrada em empregos com carteira assinada não estão em crescimento da mesma forma. A educação deve ser colocada em evidência, pois sem ela não haverá o conhecimento primordial para adquirir no futuro a educação financeira também.
Em sequência, pode-se notar que os maiores índices do trabalho informal são vistos entre jovens, cerca de 77% do total, enquanto que entre adultos na faixa de 35 a 54 anos esse índice cai para 55%. Esses dados provam que a educação é essencial para garantir o sucesso na vida profissional, já que quanto maior o conhecimento adquirido maior será a amplitude de setores de empregos formais.
Pode-se concluir que a escolaridade é a principal chave para a diminuição do número de trabalhares informais. Quando há a possibilidade de aprendizagem haverá a maior ocorrência de entrevistas bem sucedidas em empresas, além do sucesso no âmbito familiar, ao se adquirir o conhecimento financeiro. É preciso que os órgãos responsáveis pela educação brasileira possuam também alternativas para aqueles que não tiveram a oportunidade da educação anteriormente, com a implantação de cursos gratuitos relacionados a capacitação profissional dos mesmos. Para a melhora de uma nação é preciso mudanças, assim como disse Nelson Mandela: “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.