Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como: "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
#39709
É notório como a economia dos países em desenvolvimento possui uma imensa divergência em relação às nações de primeiro mundo. Como uma das causas dessa crise que países subdesenvolvidos como o Brasil está o aumento do numero de trabalhadores informais, os quais sem o recebimento de salário acarreta ao decrescimento das rendas familiares. Com a renda familiar sendo comprometida, consequentemente existe o impacto no dia a dia dessas famílias, sem a possibilidade de dar-se uma maior relevância aos estudos aos seus filhos, os quais necessitam iniciar em algum emprego também informal, muitas vezes. O impacto da ausência do emprego formal trás um prejuízo para as famílias brasileiras atualmente tão grande quanto para a economia do país, logo, tal instituição necessita de auxilio.
Primeiramente, pode-se perceber que o numero de trabalhadores informais sofreu um gritante aumento nos últimos anos, visto a diminuição de quase 21 mil empregos formais, segundo especialista. Entende-se por isso que as capacitações que possibilitam a entrada em empregos com carteira assinada não estão em crescimento da mesma forma. A educação deve ser colocada em evidência, pois sem ela não haverá o conhecimento primordial para adquirir no futuro a educação financeira também.
Em sequência, pode-se notar que os maiores índices do trabalho informal são vistos entre jovens, cerca de 77% do total, enquanto que entre adultos na faixa de 35 a 54 anos esse índice cai para 55%. Esses dados provam que a educação é essencial para garantir o sucesso na vida profissional, já que quanto maior o conhecimento adquirido maior será a amplitude de setores de empregos formais.
Pode-se concluir que a escolaridade é a principal chave para a diminuição do número de trabalhares informais. Quando há a possibilidade de aprendizagem haverá a maior ocorrência de entrevistas bem sucedidas em empresas, além do sucesso no âmbito familiar, ao se adquirir o conhecimento financeiro. É preciso que os órgãos responsáveis pela educação brasileira possuam também alternativas para aqueles que não tiveram a oportunidade da educação anteriormente, com a implantação de cursos gratuitos relacionados a capacitação profissional dos mesmos. Para a melhora de uma nação é preciso mudanças, assim como disse Nelson Mandela: “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

#41682
Boa noite! :)

INTRODUÇÃO
"Como uma das causas dessa crise que países subdesenvolvidos como o Brasil está o aumento do número de trabalhadores informais" ficou confuso esse trecho e também deveria isolar com vírgulas o - como o Brasil.
"trás" seria - traz.
"auxílio" atenção na acentuação.
A introdução deve ser breve, trazer a tese e a problemática, citando os dois argumentos que vai debater no desenvolvimento.
Faltou ligar melhor as orações e fazer um melhor uso das vírgulas.
Cuidado com o excesso de palavras repetidas em um curto espaço na redação. Tem que fazer o uso de sinônimos ou pronomes demonstrativos.

DESENVOLVIMENTO
"número" atenção na acentuação.
Trouxe muitos dados e não contextualizou muito. Faltou expor seu ponto de vista, argumentar.

CONCLUSÃO
Faltou conectivo conclusivo no início do parágrafo, por exemplo: Portanto.
E faltou conectivos para ligar as orações no decorrer do parágrafo.
A solução deve ser composta de: agente, ação, meio e finalidade. Faltou detalhar esses quesitos.
Deveria ter trago o nome dos órgãos, isso demonstra conhecimento sobre o atual governo.
Trouxe uma solução que já existe, deveria ter abordado sobre as melhorias nessa aplicação pelo menos.

Espero ter ajudado! ;)
O descaso pela arte no Brasil

O descaso pela arte no Brasil é um tema pou[…]

Muito Obrigado pela ajuda 👏👏👏

No longa-metragem Wall-e, é ilustrado um fu[…]

A evasão escolar

A evasão escolar é o ato de deixar d[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM