Primordialmente, é mister desenvolver a ausência de discussões nas escolas sobre à saúde mental. Na Idade Média, a sociedade era regida pelo pensamento teocêntrico. Essa concepção fez com que a população relacionasse as enfermidades a questões religiosas, por exemplo, doenças serem castigos do divino, por isso, os males eram tratados com repulsa social. Hodiernamente, a falta de debates sobre à saúde da mente nas escolas gera uma grande desinformação, propiciando preconceitos. Dessa forma, o corpo escolar age com repulsa, análogo ao período medieval, impedindo ações que auxiliem na resolução do problema.
Por conseguinte, é difícil haver uma rede de apoio competente aos discentes nas instituições de ensino. Com o grande crescimento dos casos de problemas de higidez mental, notado por uma pesquisa feita pela OMS, é vital ser organizado uma melhor estrutura de acolhimento. Porém, pela falta de preparo e desinformação, os funcionários dos colégios não estão preparados para lidar com essa situação. Como resultado, as escolas se tornam ambientes propícios para a piora do quadro dos estudantes.
Diante do exposto, notam-se os fatores que alimentam essa dificultosa realidade. Por isso, o Governo, com parceria do MEC – órgão responsável pela educação nacional – deve, por meio de cursos e palestras voltados à estrutura escolar, desconstruir noções erradas acerca da higidez da mente. Isso terá como intuito incentivar maior discussão sobre o tema e dar assistência aos alunos. Quiçá, assim, esses jovens sejam encontrados no futuro em estado de completo bem-estar.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.