Diante desse cenário, cabe pontuar como a desigualdade prejudica intensamente o deslocamento dos indivíduos. Nessa lógica, segundo o conceito de ‘’Cidadanias Mutiladas’’, do geógrafo Milton Santos, a não efetivação íntegra das garantias constitucionais subverte a posição dos sujeitos como cidadãos plenos e o exercício dos seus deveres sociais. À vista disso, denota-se a presença desse princípio no contexto urbano nacional, porquanto a sua configuração restringe o acesso democrático aos espaços devido à polarização nociva entre áreas nobres e periféricas, uma vez que os moradores destas últimas são inviabilizados quanto à consolidação produtiva do seu direito legal de ir e vir em razão da ínfima atuação estatal direcionada ao ordenamento estrutural dessas localidades. Posto isto, tal negligência segrega essa parcela da coletividade ao não investir em mecanismos de mobilidade – a exemplo de ônibus de trânsito rápido (BRT) - e, assim, oportunidades e serviços, como empregos, hospitais e escolas, permanecem vinculados, majoritariamente, aos grandes centros.
Ademais, vale ressaltar os entraves promovidos pela precariedade do sistema móvel das cidades. Acerca disso, o documentário ‘’ Perrengue’’ exibe o cotidiano conturbado das zonas metropolitanas do Brasil, nas quais a população enfrenta transtornos constantes durante o processo de tráfego. Sob esse viés, o fato relatado na obra constitui um panorama crítico, dado que a dependência do modal rodoviário implica a superlotação das vias e, com isso, o congestionamento, os acidentes e a concentração de pessoas nos transportes públicos são agravados por efeito do gerenciamento pouco eficiente desse meio. Logo, sem a difusão de alternativas para tornar a movimentação urbana adequada e segura - como a manutenção das estradas e a criação de ciclovias- a conexão necessária para atender às demandas diárias da sociedade e suas atividades é dificultada.
Portanto, urge a tomada de medidas para atenuar esses danos. Destarte, o Ministério dos Transportes – órgão incumbido de estabelecer a ordem dos âmbitos de mobilidade- deve realizar um plano de inclusão citadina, por meio da instalação do BRT e do incentivo subsidiário à expansão dos serviços centralizados às periferias, a fim de corrigir os fatores socioespaciais excludentes. Além disso, o Governo Federal deve fazer ações públicas, mediante campanhas motivadoras do uso de transportes não motorizados e da fiscalização e gestão das rodovias, com intuito de tornar o fluxo de deslocamento dinâmico e regular e alcançar um futuro distinto do escrito por Jane Jacobs.
Linhas: 7x9x8x6
Raramente, um pouco mais.''
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 194
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 194
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 194
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 194
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.