Avatar do usuário
Por Vivianolix
Quantidade de postagens
#117178
Apesar de previsto pelo Artigo 6 da Constituição Federal, o direito ao transporte enfrenta problemas relativos a sua efetivação quanto a garantia de uma efetiva mobilidade urbana. Deve-se isso a falhas no planejamento urbano que tornam pouco acessíveis os transportes, além de dificultar a locomoção da população. Nesta perspectiva, torna-se importante analisar os elementos que motivam a urbanização desorganizada no Brasil.
Primeiramente é importante ressaltar que o êxodo rural, dentre outras razões, é um dos principais causadores do mau planejamento urbanístico. Isso porque, o plano urbano não conseguiu acompanhar o grande deslocamento de pessoas do campo para as cidades, gerado pela industrialização brasileira do século XX, causando uma superlotação nas capitais que afetou a locomoção dos cidadãos. Exemplo disso é retratado pelo artista Cândido Portinari em sua obra: “Os retirantes”, que evidencia a migração da população Sertaneja para os grandes centros urbanos brasileiros em busca de condições de vida dignas e reflete sobre as consequências dessa deslocação que persistem até os dias atuais.
Além disso, o projeto urbano deve ser pensado, não só de modo Infraestrutural, mas também como uma questão Social. Uma vez que, reflete na vida de várias classes de pessoas distintas, e seus malefícios prejudicam uma parte da população, a mais desfavorecida. Exemplo disso, são os dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) Os quais afirmam que a população de renda baixa perde 20% mais tempo no trânsito do que a de renda alta.
Fica claro, portanto, a necessidade de reverter os problemas na mobilidade urbana que afetam a vida dos brasileiros. Para isso, é imprescindível que o Governo Federal auxilie os municípios a elaborar ações que garantam um plano urbano de qualidade e a melhoria da locomoção urbanística, em parceria com a população, por meio de debates em fóruns populares para avaliar as necessidades dos cidadãos. A fim de que se tenha uma sociedade cada vez mais igualitária.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
137 Exibições
por rafinha24
Os desafios da mobilidade urbana no Brasil
por AnnaLeia    - In: Outros temas
0 Respostas 
120 Exibições
por AnnaLeia
0 Respostas 
142 Exibições
por mafewmelo
0 Respostas 
156 Exibições
por Aurx
1 Respostas 
99 Exibições
por nayzbrrs
0 Respostas 
102 Exibições
por Julie123
0 Respostas 
71 Exibições
por denilson1346
0 Respostas 
100 Exibições
por Marcellyleal
0 Respostas 
100 Exibições
por gercyzinha26
0 Respostas 
84 Exibições
por mar1aizabel4

Segundo Augusto Cury,psiquiatra e escritor brasile[…]

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM