Nesse sentido, vale ressaltar que o consumo exacerbado de alimentos ricos em gorduras saturadas contribui para o sobrepeso, obesidade e, por consequência, para o desenvolvimento de doenças. Conforme o jornal USP, o consumo de ultraprocessados está associado a um risco aumentado de doença cardiovascular, síndrome metabólica e obesidade. Nessa ótica, entende-se que a questão da obesidade torna-se um fator prejudicial e perigoso devido ao alto consumo de alimentos industrializados.
Além disso, vê-se que as causas psicológicas também são uma ocorrência atual. De acordo com John Locke, o ser humano é como uma tela em branco preenchida por experiências. Com base nisso, constata-se que um ambiente que gera trauma impacta diretamente na saúde mental. Assim, o aumento de transtornos emocionais como ansiedade e estresse faz com que muitos desses indivíduos que presenciaram o ambiente traumático descontem esse esgotamento emocional na comida, gerando sobrepeso e mantendo um estilo de vida indesejável.
Portanto, para que os desafios para combater a obesidade sejam mitigados, é dever do Ministério da Saúde promover no sistema de saúde do SUS programas de emagrecimento. Isso será realizado por meio do dinheiro público, com o intuito de enfrentar os desafios para combater a obesidade com uma estratégia certa. Dessa maneira, o avanço da saúde no Brasil será observado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.