De início, cabe descrever o conceito de "Darwinismo Tecnológico" - criado por Tom Goodwin -, em que aqueles que não são capazes de se adaptar com as revoluções na área da tecnologia são gradualmente excluídos. O termo exemplifica a mudança de valores ocorrida na sociedade durante a 4° Revolução Industrial. Ocorre que este também é aplicável ao contexto dos que estão na terceira idade, que são sujeitos de uma invisibilização decorrente da estigmatização desse grupo como indivíduos inaptos ao manuseio de tecnologias. Tal preceito vai de encontro com a realidade e precisa ser quebrado para a total inclusão digital de idosos.
De outra parte, é necessário combater um dos principais obstáculos para a integração do público idoso no âmbito tecnológico: A omissão do Estado. Nisso, Lilia Schwarcz disserta - em sua obra "Sobre o autoritarismo brasileiro" - acerca de como a negação e o eufemismo de certas realidades tem sido características presentes no contexto político e social do país. Nesse viés, percebe-se a inatividade do poder governamental no que tange a elaboração de medidas que visem a melhor conexão dos idosos com as tecnologias atuais. Com efeito, essa imobilidade é algo a ser combatido.
Portanto, uma ação que transpasse as barreiras existentes se torna necessária. Para tal, as esferas de poder Federal e Municipal devem agir em conjunto na criação de pontes entre idosos e as presentes tecnologias, isso se dará por meio de "Mini-cursos", onde será ensinado as principais funcionalidades e a utilização correta de aparelhos eletrônicos, como smartphones e computadores, a fim de promover a maior inclusão dos longevos com o cenário digital. Assim, mostrando que não devem ser tratados como um peso na sociedade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.