Sob essa perspectiva,é notório que na sociedade atual ainda pendura esse tipo de pensamento,já que,a desigualdade racial atinge diversos aspectos do corpo social no século xxi.
Diante disso,é perceptível os resquícios da desigualdade na sociedade entre brancos e negros,a ausência na escola por operações constantes em comunidades é um deles,a maior parte dos alunos que moram em comunidades são negros,morando em áreas de riscos.Isso é um grande impasse na educação,desmotivando os jovens e desinteressando ele.
Ademais,a falta de acesso à uma instituição de boa qualidade trás uma dificuldade enorme,em razão que as escolas estão em situações precárias e de alto risco,muitos profissionais não estão completamente condicionados a dar aulas,existe uma dificuldade de materiais de qualidade,tecnologia e a alta de criminalidade nas escolas.Sendo assim,cerca de 70% de jovens negros abandonam a escola pela dificuldade de acesso de estar na escola.É possível que deste ponto a inferiorização e invisibilização étnico-racial deixe de existir?
Diante dessa problemática,o Ministério da Educação,em conjunto as escolas,por meio de palestras devem promover rodas de conversas e debates,com o objetivo de enfatizar o respeito,empatia pela história da cultura étnico-racial e o reconhecimento da população negra sobre o desenvolvimento do país,para combater o racismo na juventude,ensinar os jovens sobre as origens brasileiras e afirmar que eles fazem parte da história de formação da cultura brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta o assunto tangenciando o tema, ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. Com essa pontuação, ou o texto tangencia a temática proposta, isto é, o assunto é mencionado por meio de palavras ou expressões, mas não é desenvolvido, ou se identificam muitas inadequações, com fragmentos de outros tipos textuais que não se configuram como argumentos, sinalizando desconhecimento da estrutura do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.