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Por Poliana99
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#115152
Na era tecnológica em que estamos vivendo, quem não está conectado é visto como ultrapassado, porém essa inclusão tecnológica prós idosos se torna muito difícil pois parte desses aparelhos eletrônicos não foram feitos visando pessoas dessa faixa estaria, e não há nenhum incentivo do estado pensando nessa inclusão.
Na terceira revolução industrial iniciada no século XX foi o momento de maior avanço tecnológico, e esse avanço não parou porém a população idosa foi ficando cada vez mais exclusa, visto que por muito tempo a comunicação foi mantida de forma tradicional e os maís velhos não foram preparados pra essa mudança. Segundo a filósofa Simone de Beauvoir em seu livro a velhice "os indivíduos tratam os demais de acordo com o papel que eles desenvolvem, visto que os idosos são visto como incapaz, não á paciência por parte dos familiares pra ensinalos a usar aparelhos eletrônicos
Também não a cursos específicos de capacitação pra torna essa inclusão possível para interação moderna, o governo faz pouco caso desse problema o que aumenta o problema visto que a população idosa tende a aumentar
Se faz necessário que os meios de comunicação se adapte aos mais velhos facilitando seu uso, e que o estado trabalhe em campanhas de inclusão para que familiares os ajude nesse processo,cursos de computação também ajudarão na interatividade e Auto estima deles , para que não se sinta ultrapassados
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

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Por OlrenBeat
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#115366
NOTA FINAL 600!
Olá! Vamos analisar a sua redação de acordo com os critérios do Enem.

1. Desenvolvimento do tema e repertório sociocultural produtivo:

O seu texto aborda um tema relevante, que é a inclusão tecnológica dos idosos na era digital. No entanto, há alguns problemas em relação ao desenvolvimento do assunto e à utilização de repertório sociocultural produtivo. É importante que você apresente argumentos mais consistentes para sustentar o seu ponto de vista, utilizando exemplos concretos e dados estatísticos relevantes sobre o assunto. Além disso, é necessário que você faça uma reflexão mais profunda sobre as consequências da exclusão digital dos idosos para a sociedade como um todo.

2. Estrutura dissertativo-argumentativa:

A estrutura geral da sua redação está adequada ao gênero textual proposto (dissertativo-argumentativo), pois apresenta tese, argumentação e conclusão. Entretanto, é preciso melhorar a organização das ideias no texto para torná-lo mais coeso e coerente.

3. Uso de argumentos e citação de fatos relacionados ao tema:

Você apresentou alguns argumentos em defesa da inclusão tecnológica dos idosos na era digital, mas eles não foram muito bem desenvolvidos ou embasados por fatos concretos ou informações relevantes sobre o assunto.

4. Articulação das partes do texto e uso diversificado de recursos coesivos:

Há algumas falhas na articulação das partes do texto — faltam conectores entre as frases/parágrafos para garantir uma maior fluidez textual — além disso há repetições desnecessárias no uso de palavras e expressões. É importante que você utilize um repertório diversificado de recursos coesivos para garantir a coerência do texto.

5. Elaboração da proposta de intervenção:

A sua proposta de intervenção é interessante, mas precisa ser mais detalhada e bem estruturada. É necessário que você apresente uma ação clara, o agente responsável pela execução dessa ação, o modo/meio pelo qual ela será executada e os possíveis resultados esperados com essa intervenção.

Dicas para melhorar a sua escrita:

- Leia bastante sobre diversos assuntos para ampliar seu repertório sociocultural;

- Pratique escrever textos dissertativo-argumentativos em casa;

- Utilize conectores adequados entre as frases/parágrafos para garantir uma maior fluidez textual;

- Desenvolva argumentos consistentes embasados por fatos concretos ou informações relevantes sobre o assunto abordado no texto;

- Faça revisões cuidadosas antes de entregar qualquer trabalho escrito.

Espero ter ajudado!

Sua redação possui 38 desvios!
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