De acordo com São Tomás de Aquino, filósofo italiano, todas as pessoas devem ser tratadas com a mesma importância. Entretanto, os desafios para a inclusão digital de idosos contrariam a visão do pensador, uma vez que, no Brasil, esse grupo enfrenta uma crescente desigualdade no acesso à tecnologia. Nesse sentido, é possível identificar a consolidação de um grave problema social, resultante da ausência de políticas inclusivas e do descaso familiar.
Diante disso, cabe pontual que a negligência governamental representa um obstáculo para a inclusão digital das pessoas da terceira idade. Segundo o Artigo 218 da Constituição brasileira, é dever do Estado incentivar e promover a capacitação tecnológica. Todavia, essa responsabilidade é deturpada na prática, uma vez que o governo não disponibiliza políticas públicas de inclusão digital para essa faixa etária, como cursos e oficinas ministrados em escolas, com foco no ensino do uso de tecnologias e na navegação na internet. Esse cenário limita a participação desses indivíduos em uma sociedade cada vez mais digitalizada. Dessa forma, é paradoxal que o Poder Público permita essa exclusão social, enquanto preza pela igualdade.
Outrossim, é crucial apontar a desatenção familiar como obstáculo para a inserção de idosos no mundo digital. Nesse contexto, conforme afirmou a filósofa Simone de Beauvoir em sua obra "A velhice", as sociedades modernas tendem a promover a invisibilidade do idoso. Sob essa perspectiva, torna-se evidente a carência de apoio por parte das famílias em relação às dúvidas dos idosos sobre o uso da tecnologia, o que por sua vez dificulta sua habilidade para navegar online. Entretanto, a participação dos familiares é fundamental no processo de integração desse público no ciberespaço, uma vez que a aquisição de conhecimentos digitais proporciona uma série de oportunidades para melhorar o bem-estar e a interação social deles. Logo, é inaceitável que a família perpetue essa "invisibilidade" dos seniores.
Portanto, é inegável que existem barreiras para incluir os idosos brasileiros no ambiente virtual. Nesse sentido, cabe ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação- órgão que promove avanços tecnológicos - realizar formação continuada para a capacitação desse público. Isso pode ser feito através do projeto “Conectando Gerações”, o qual oferece metodologias ativas e noções de informática em todas as cidades, a fim de transformar o cenário de exclusão digital em que muitos idosos se encontram. Além disso, a rede familiar deve apoiar e incentivar sua participação “online”, visando aproximá-los da sociedade informatizada. Somente assim a ideia de São Tomás de Aquino será uma realidade no país.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada