Em primeiro plano, é válido pontuar a falta de investimentos em infraestrutura como complexo agravante do problema. Em consonância com os ideais da filósofa alemã Hannah Arendt, é preciso que o ambiente público seja preservado para que se assegurem as condições básicas de cidadania do ser humano. Diante disso, a infraestrutura pública brasileira para a inclusão de pessoas com deficiência não garante os direitos básicos, visto que diversos bairros não apresentam saneamento básico adequado, calçadas inclusivas e ruas asfaltadas, o que dificulta a locomoção pela cidade. Além disso, a falta de rampas e cadeiras acessíveis em escolas e universidades facilita a possibilidade de evasão escolar por parte dos alunos deficientes, o que prejudica a entrada no mercado de trabalho.
Outrossim, a questão histórica é uma problemática a ser combatida. Na Alemanha nazista da Segunda Guerra Mundial, indivíduos com deficiência eram considerados impuros e eram mortos em campos de concentração pela sociedade ariana da época. No contexto atual, pessoas com deficiência mental e física ainda são consideradas incapazes de realizar trabalhos, devido ao preconceito enraizado no pensamento da maioria da população. Com isso, deficientes não recebem apoio financeiro de serviços públicos e empresas privadas, e acabam não comprando medicamentos e equipamentos inclusivos de uso pessoal.
Portanto, para que as pessoas com deficiência se sintam mais inclusos no meio acadêmico e profissional na realidade brasileira, medidas precisam ser tomadas. Para que isso ocorra, o Ministério da Educação juntamente com o Estatuto da Pessoa com Deficiência, deve promover debates e projetos socioeducativos em escolas e universidades, divulgando-os amplamente nas redes sociais, a fim de promover uma maior valorização de pessoas com deficiência por parte dos alunos, para que rompa com o preconceito intrínseco da população. Além disso, o Ministério da Economia juntamente com ONG's, deve investir em eventos beneficentes, a fim de arrecadação fundos financeiros para políticas e infraestruturas públicas para a inclusão de pessoas com deficiência. Assim, a máxima de São Tomás de Aquino seria concretizada no Brasil atual.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.