Incialmente, vale destacar o difícil acesso da população à educação, essa dificuldade é ainda maior para pessoas com deficiência, uma vez que a grande maioria não possui estudo algum ou, se possui, é incompleto. Analisando a situação, é perceptível que as pessoas com deficiência auditiva, visual e mental, por exemplo, tem grandes problemas para ingressar em ambientes não preparados para recebê-los, como escolas e faculdades.
O preconceito contra essas pessoas se dá principalmente nas contratações, onde a inclusão é muito pequena. Esse problema se dá pelo julgamento de incapacidade do entrevistado, além disso, o conceito médico pode impulsionar esse preconceito.
Portanto, observa-se que a média de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade brasileira é quase inexistente, dando enorme vulnerabilidade à dignidade da pessoa humana com deficiência. Logo, professores e/ ou educadores bem instruídos e capacitados seriam uma ótima opção de intervenção do Estado. Além disso, o preconceito no mercado de trabalho pode ser devidamente resolvido pelo governo brasileiro com a implementação de multas rigorosas ao desrespeito à Lei de Cotas e à Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, por exemplo, que promovem mais acessibilidade em todos os aspectos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.