O autismo ou o TEA (Transtorno do Espectro Autista), não é uma doença como a maioria das pessoas pensam, ele é uma condição, logo, pessoas com o TEA não precisam ser curadas. Dentre os principais problemas, destacam-se os desafios de inclusão de pessoas com autismo no Brasil. As principais causas são a negligência governamental e o desconhecimento da sociedade sobre o transtorno. É fundamental analisar tais problemas, a fim de cortoná-los e encontrar uma solução para os mesmos.
Em primeiro lugar, a falta de atenção do governo é um bloqueio para a melhoria dos autistas. John Locke, afirma que o Estado deve garantir os direitos imprescindíveis dos indivíduos. Porém, é notório o não cumprimento de tais direitos, como a acessibilidade para pessoas com autismo. No Brasil, na grande maioria das instituições não há acompanhamento e muito menos profissionais capacitados para saber como proceder com alunos com esse transtorno, que devido a isso, terão um desenvolvimento inadequado, logo, enfrentarão situações injustas no âmbito social e profissional, pois não terão a preparação exigida.
Outrossim, a falta de informação sobre esse assunto constitui um impedimento para a inclusão de pessoas autistas na sociedade. No filme Lucy é citado que "a ignorância gera o caos...", tal ignorância é gerada pelo desconhecimento, e tudo aquilo que é desconhecido causa medo, como consequência, há a dificuldade de inserir essas pessoas no meio social, uma vez que a falta de conhecimento e informação leva ao preconceito. Sendo o preconceito um dos problemas mais enfrentados por essas pessoas.
Os desafios para incluir as pessoas com autismo na sociedade são evidentes e é preciso que o Estado, por meio do Ministério da Educação dê verba as capitais e municípios para contratar e qualificar profissionais, com palestras, treinamentos e orientações sobre como proceder com alunos com esse transtorno, para que assim, eles possam se desenvolver e viver em sociedade. Além disso, o Ministério da Saúde junto com as mídias sociais deve promover campanhas para informar melhor a população sobre essa doença, a fim de minimizar o preconceito existente e incluí-los no âmbito social.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.