Avatar do usuário
Por linsley
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#117296
O sociólogo Pierre de Bourdieu, em “Capital Cultural”, defende que a educação consiste em um princípio de diferenciação quase tão poderoso quanto o capital econômico, pois o sistema escolar realiza uma seleção mantendo a ordem preexistente. Ou seja, separando a população em grupos com e sem privilégios. Nesse sentido, o Autismo no Brasil e os desafios para uma educação inclusiva refletem na prática mencionada por Bourdieu, resultando em um preconceito gerado pelo estigma, que se dá não só devido ao descaso estatal, mas também ao silêncio midiático.

Diante desse cenário, é notório que a omissão do Estado amplia a problemática, uma vez que a falta de planejamento que visem disponibilizar uma educação de qualidade gera empecilhos no desenvolvimento social e na inserção educacional. Na antiguidade clássica, especificamente em Atenas, o acesso à cidadania era restrito a uma parcela populacional- homens livres, filhos de atenienses e nascidos em Atenas- a qual eram responsáveis por definir o futuro da Pólis. É evidente que a realidade histórica atende à enfrentada pela população autista, pois, embora o acesso à educação seja um direito de todos, ainda é restrito devido à falta de adaptação no modo de ensinar e na infraestrutura das escolas. Logo, é inaceitável que o governo continue se omitindo.

Ademais, o aumento do preconceito gerado pelo silêncio da mídia é outro obstáculo que fragiliza o modo de vida da comunidade autista, isso porque a ausência de divulgações sobre o autismo desenvolve tabus que os marginalizam. Conforme o Sociólogo Bourdieu, “Os mecanismos democráticos não devem ser convertidos em ferramentas opressoras". No entanto, o pensamento do sociólogo não é seguido pela sociedade brasileira, pois, apesar de as mídias serem o principal meio de divulgação democrática, não é utilizada adequadamente, tornando os problemas inexistentes. Ainda mais, com a falta de ênfase dificultando a busca por inclusão, causando desconforto e vergonha nos indivíduos afetados por essa mazela.

Portanto, é necessário providências para amenizar o quadro atual. O Estado em conjunto ao Ministério da Educação, a fim de proporcionar uma educação inclusiva devem providenciar uma melhor preparação dos professores e melhorias nas escolas por meio de investimentos monetários, para uma infraestrutura capacitada às necessidades dos alunos autistas. Urge que os meios midiáticos como jornais, redes sociais, entre outros, desenvolvam campanhas de conscientização no intuito de reduzir o preconceito e gerar inclusão. Somente assim, a semelhança com a antiguidade clássica acabará.

Vai haver momentos em que você ira questionar suas próprias decisões e quando você fizer isso, lembre-se:
VOCÊ É O LIDER DA SUA VIDA ❣
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
207 Exibições
por Ana2107
0 Respostas 
168 Exibições
por MEstrella
3 Respostas 
116 Exibições
por Aliciapity
1 Respostas 
161 Exibições
por emilygaby0
0 Respostas 
279 Exibições
por Edemar
0 Respostas 
258 Exibições
por sofialimaaaa
1 Respostas 
135 Exibições
por Thiago131517
3 Respostas 
130 Exibições
por Vestibuland0
0 Respostas 
265 Exibições
por mihh07
0 Respostas 
185 Exibições
por LiviaBeckman

Segundo Augusto Cury,psiquiatra e escritor brasile[…]

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM