Diante desse cenário, é notório que a omissão do Estado amplia a problemática, uma vez que a falta de planejamento que visem disponibilizar uma educação de qualidade gera empecilhos no desenvolvimento social e na inserção educacional. Na antiguidade clássica, especificamente em Atenas, o acesso à cidadania era restrito a uma parcela populacional- homens livres, filhos de atenienses e nascidos em Atenas- a qual eram responsáveis por definir o futuro da Pólis. É evidente que a realidade histórica atende à enfrentada pela população autista, pois, embora o acesso à educação seja um direito de todos, ainda é restrito devido à falta de adaptação no modo de ensinar e na infraestrutura das escolas. Logo, é inaceitável que o governo continue se omitindo.
Ademais, o aumento do preconceito gerado pelo silêncio da mídia é outro obstáculo que fragiliza o modo de vida da comunidade autista, isso porque a ausência de divulgações sobre o autismo desenvolve tabus que os marginalizam. Conforme o Sociólogo Bourdieu, “Os mecanismos democráticos não devem ser convertidos em ferramentas opressoras". No entanto, o pensamento do sociólogo não é seguido pela sociedade brasileira, pois, apesar de as mídias serem o principal meio de divulgação democrática, não é utilizada adequadamente, tornando os problemas inexistentes. Ainda mais, com a falta de ênfase dificultando a busca por inclusão, causando desconforto e vergonha nos indivíduos afetados por essa mazela.
Portanto, é necessário providências para amenizar o quadro atual. O Estado em conjunto ao Ministério da Educação, a fim de proporcionar uma educação inclusiva devem providenciar uma melhor preparação dos professores e melhorias nas escolas por meio de investimentos monetários, para uma infraestrutura capacitada às necessidades dos alunos autistas. Urge que os meios midiáticos como jornais, redes sociais, entre outros, desenvolvam campanhas de conscientização no intuito de reduzir o preconceito e gerar inclusão. Somente assim, a semelhança com a antiguidade clássica acabará.
VOCÊ É O LIDER DA SUA VIDA ❣
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.