Em primeiro plano, cabe destacar que os jovens têm a impressão de que os influenciadores têm uma vida perfeita. A respeito desse contexto, o sociólogo Zygmunt Bauman traz em sua obra "Modernidade Líquida" o sentido de que a vida pós moderna tornou as relações sociais moldáveis, como líquidos. Paralelamente, os chamados "influencers" modificam as percepções dos fãs similarmente aos fluidos, tal como apontado por Bauman. Indubitavelmente, os seguidores excedem e passam várias horas navegando nas redes sociais, criando círculos virtuais de veneração a influenciadores digitais. Portanto, torna crucial a mediação dos governantes para garantir a segurança no universo on-line.
Por conseguinte, a popularização das redes sociais criou essa nova profissão chamada "influenciadores digitais". Assim também, a Escola de Frankfurt sugere que a cultura de massa usa entretenimento para manter a população sob controle da mesma forma em que os influenciadores agem na internet, gerando uma bolha sociocultural semelhante a Black Mirror e Modernidade Líquida. Desse modo, é fundamental que a sociedade colabore para diminuir os malefícios que as redes sociais causam para os jovens.
Mediante aos fatos apresentados, urge que o governo, na figura do Ministério da Educação e Cultura, lance cartilhas de conscientização com linguagem clara e simples nas escolas públicas e privadas para que os jovens saibam se controlar no mundo da internet, e procurar outras maneiras de entretenimento para não utilizar as redes sociais como "passatempo saudável". Além disso, esse ministério também deve promover campanhas televisivas para que haja um maior alcance a toda sociedade brasileira para assim, obter consciência coletiva e não se influenciar por qualquer pessoa. Somente assim, a história dos jovens que utilizam redes sociais será diferente de Lacie, em "Black Mirror".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.