Primordialmente, é imprescindível ressaltar o consumo de objetos matérias improdutivos pela sociedade contemporânea e os riscos desse comportamento compulsivo. Isso porque, como afirmou Zygmunt Bauman, sociólogo polonês "os tempos são líquidos porque tudo muda tão rapidamente. Nada é feito para durar, para ser sólido ". Nessa perspetiva, o panorama do sociólogo é evidenciado no problema em questão, uma vez que a manipulação que os influenciadores adquirem contra seus usuários fazem com que comprem excessivamente os cosméticos, roupas, cursos ou demais mercadorias que não realizam e nem trazem benéficos concretos aos cidadãos brasileiros, tendo como consequência a repetição desses atos e o desperdício financeiro em por de um entretenimento líquido e superficial. Por isso, é preciso que medidas sejam realizadas para combater esses prejuízos.
Ademais, diante desse cenário, deve-se destacar a comparação dos usuários com os influenciadores midiáticos. Nesse sentindo,como relatou o documento " o dilema das redes" a internet com as programações nela existente obtém a capacidade de alterar o modo de vida dos humanos, como também questionar a própria percepção de si. Nesse contexto, as publicações, blogs e fotos enviadas nas redes sociais sempre demonstrando as conquistas pessoais, sucesso e a idealização de uma vida perfeita é na realidade um falso panorama, no entanto as comunidades que recebem tais informações não percebem essas irrealidades e acabam se insatisfazendo com a própria vida. Com isso, é inaceitável que isso permaneça no Brasil.
Evidência-se, portanto, providências que são necessárias para alterar esse quadro. Para que isso ocorra o Ministério da Educação juntamente com o Poder Executivo deve desenvolver palestras em escolas para alunos do ensino médio e instituições sociais. Tais palestras devem ser feitas nas mídias e redes sociais dos ministérios. Por meio de entrevistas com profissionais na área. Tal como especialistas no assunto. Dessa maneira, trazendo como solução a clareza sobre os impactos dos influenciadores e as formas xs diminuir o consumo das redes e filtrar informações irrelevantes.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.