Nesse contexto, é relevante pontuar que a educação pública de nível básico no Brasil contribui para o processo de desinformação promovido pelos "influencers". Segundo Paulo Freire, sociólogo brasileiro, o ensino da leitura que não se relacione com a interpretação crítica do mundo é uma atividade pedagogicamente capenga. Nesse viés, há uma lacuna na base do ensino brasileiro que foca na mera transmissão de saberes para a realização de exames acadêmicos, ao invés de trabalhar para o desenvolvimento da capacidade crítica dos alunos frente à realidade imposta. Assim, sem as habilidades necessárias, a juventude é constantemente exposta a informações desconectadas da realidade.
Além do exposto, a falta de regulamentação que delimite a atuação dos criadores de conteúdo é outro fator que contribui para o impasse. Nesse cenário, há uma livre circulação de informações pautadas puramente no interesse de maximização de lucros. Entretanto, sem um aparato legal de limitação desse modelo, a população, sobretudo os jovens, fica vulnerável a conteúdos que podem ser danosos à sociedade, como as campanhas anti-vacinação ou a disseminação de ideias contrárias aos direitos humanos. Logo, é urgente que esse quadro seja revertido.
Portanto, para proteger a juventude dos perigos provocados pelos influenciadores, é necessário que o Ministério da Educação - órgão responsável pelas políticas públicas de ensino, por meio da criação de uma comissão multidisciplinar que estabeleça as diretrizes necessárias, crie uma disciplina sobre educação midiática. Com isso, espera-se preparar as novas gerações para a lida com o grande volume de informações consumido. Ademais, cabe ao poder legislativo, a criação de novas leis que regulamentem os conteúdos veiculados. Assim, espera-se proporcionar um espaço virtual mais saudável para todas as faixas etárias.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.