Em primeira análise é importante destacar que um dos pontos negativos é o consumo em excesso. Um exemplo, é a influenciadora Virgínia, que se aproveita de seus milhões de seguidores para vender sua linha de maquiagem, e essa é a engrenagem do consumismo, que já defendia Karl Marx: "O consumismo é a base capitalista, criar uma infinidade de produtos para uma infinidade de consumidores". Sendo assim, muitos influenciadores divulgamo vossos produtos para seus seguidores, gerando o consumo em excesso.
Além disso, a manipulação também é um dos problemas negativos dos Influenciadores Digitais. De acordo com Aldous Huxley: "Os fatos não deixam de existir porque são ignorados". Partindo desse fato, percebe-se que os jovens dos dias de hoje são facilmente manipulados pelos próprios influencers a comprarem seus produtos de maquiagem, coleções de roupas, entre outras coisas. Logo, vários Influenciadores Digitais, se aproveitam dessa facilidade em manipulação com os jovens para seus próprios benefícios.
Portanto, o Ministério da Educação, enquanto garantidor das políticas e diretrizes educacionais, deve realizar projetos educativos, por meio de palestras nas escolas abordando esse grande Impacto dos Influenciadores Digitais na formação dos jovens, para que esse problema seja revertido. Desse modo, certamente, a afirmação de Aldous Huxley irá dissociar a atual conjuntura.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.