A princípio, nota-se à vulnerabilidade dos idosos, em decorrência da idade, por estarem apto a terem comprometimentos cognitivos — na memória, atenção e comunicação—, assim tornam-se mais dependentes dos familiares, sendo complicado perceber, de início, as violências mais sigilosas, como a financeira. Nesse sentido, de acordo com a Delegacia de Segurança e Proteção ao Idoso, 58,9% dos boletins registrados correspondem à violência patrimonial. Com isso, percebe-se que a família contrária sua responsabilidade, visto que aproveitam da fragilidade desses idosos para apropriar ou desviar seus benefícios, desta forma, gerando grandes prejuízos ao usurparem de direitos— a renda mensal— sem autorização destes, por meio de ameaças e manipulações como forma de coerção. Sendo assim, necessário maneiras de supervisionar tais ocorrências.
Sob esse viés, nota-se que, apesar da existência de leis em prol ao idoso, muitos ainda são incapazes de distinguir ou denunciar tais casos. A partir disso, de acordo com Art. 10, do Estatuto do idoso, "É dever de todos zelar pela dignidade do idoso, colocando-o a salvo de qualquer tratamento desumano". Entretanto, essa conduta aparenta ser falha na prática, já que prevalece a quantidade de idosos sem acesso às informações sobre o impasse, além de muitos não conseguirei denunciar sozinhos, devido a carência de cidadãos que os auxiliem pessoalmente na utilização dos meios de comunicação, como celular. Assim, constata-se um despreparo da sociedade para lidar com tais situações, ocorrendo, como consequência, a resistência da vítima em denunciar.
Portanto, para mitigar tais ocorrências infelizes, é dever do Estatuto do Idoso, com apoio do rádio local, das cidades, e de voluntários, dispostos a passar presencialmente nas casas, disponibilizar propagandas sobre como identificar casos de violência contra o idoso, as definindo em ato— a violência física que pode gerar dano e sofrimento—ou omissão —quando diminui a qualidade de vida e fere os direitos desse indivíduo—, nos horários mais influentes, a fim de conquistar um amplo conhecimento de todos, principalmente dos idosos, sobre seus deveres e direitos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 198
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 196
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.