É relevante abordar, primeiramente, que o silenciamento social é uma das razões pela qual o problema persiste. Em consonância a isso, a escritora brasileira Martha Medeiros, discorre em uma de suas obras, sobre a falta de debate social, afirmando que o indivíduo silencia aquilo que ele não quer à tona. Desse modo, é notório a relação da afirmação da autora e a questão das consequências sobre a agressão contra anciões no Brasil, já que o Estado mantém essa questão, pois seu debate trará a exposição de muitos reveses e a fundamentação de incontáveis sequelas, das quais, seus responsáveis, não demostram capacidade para dirimir.
Ademais, a falta de consciência social é causa secundária do problema. Nessa lógica, o filósofo, Karl Marx, teceu diversas críticas em suas obras sobre a atuação governamental em relação à educação cidadã nas sociedades. Em se tratando dos impactos da violência contra pessoas mais velhas, é possível perceber que as críticas de Marx se fundamenta pois, o Estado brasileiro não promove a conscientização social em nenhuma de suas instâncias, como escolas ou os meios de comunicação, ferindo, assim a cidadania e as garantias constitucionais.
Por fim, medidas são necessárias para a resolução do cenário. O Ministério da Educação, por meio de palestras nas escolas e universidades, deve criar campanhas de debate social, que possibilite a discussão de assuntos silenciados socialmente como o ataque abusivo contra seniores. Tais debates devem extrapolar o espaço acadêmico, com transmissões ao vivo pelas redes sociais, por exemplo, para aumentar a possibilidade de discussão e para toda sociedade tenha conhecimento do assunto. Espera-se, dessa forma, que o tema deixe de ser um assunto oculto e tenha possibilidade de ser minimizado. Assim, as garantias sociais da Constituição Federal brasileira terá eficácia plena no presente.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada