Em primeira análise, ressalta-se o papel do individualismo na sociedade, muito associado, inclusive, a ganhos monetários. De acordo com Zygmount Bauman, autor da modernidade líquida, as relações humanas estão cada vez mais fluídas, fragilidades, pois o ganho de capital na sociedade moderna é visto como uma conquista, um reconhecimento perante os demais, retirando a importância dos laços familiares como prioridade. Nesse sentido, o idoso sem renda se reduz em uma despesa extra, vivendo como um empecilho a terceiros, marginalizado na sociedade que tanto contribuiu, tornando-se um alvo à violência, até pelos seus familiares.
Ademais, destaca-se à inoperância estatal em assegura direitos básicos aos idosos. Diretos como aposentadoria, moradia, acesso à saúde, são exemplos que mostram à sociedade o seu papel de cidadão na contribuição do crescimento da nação e, por isso, o Estado o reconhece e o valoriza, não somente por conquistas monetárias. Se o Estado brasileiro não assegura vida digna aos jovens e adultos, os idosos – já marginalizados na sociedade – são vistos como um problema. Necessitando de maior atuação estatal perante a esse grupo.
Diante do exposto, portanto, nota-se como o individualismo e a negligência estatal auxiliam na promoção da violência contra o idoso. Para isso, faz-se necessário melhor partilha na distribuição de recursos com programas sociais via programa de renda mínima, aposentadoria justa, além de garantir à saúde pela ampliação o SUS e moradia, pois tais benefícios resultam na sociedade menos desigual, fazendo com que o ganho monetário não seja primordial nas relações familiares, fortalecendo laços sociais com seus entes queridos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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