Em primeira análise, é primordial ressaltar que há variações, as quais diferenciam o português empregado por indivíduos que têm acesso à escola daqueles que não possuem. Nesse raciocínio, algumas classes sociais dominam uma forma de língua prestigiada, enquanto outras são vítimas de intolerância por utilizarem um tipo desfavorecido. É fatual que a norma culta é criada para ser adquirida durante a vida escolar, cujo domínio é solicitado como maneira de ascensão profissional e sua ausência pode acarretar em exclusão social. Prova disso é a “violência simbólica”, teoria proposta pelo sociólogo francês Pierre Bourdieu, a qual comprova que o sistema de ensino não leva em consideração as diferenças determinadas pelas desigualdades. Torna-se clara, por dedução analítica, a potencial relação negativa entre o preconceito linguístico e a padronização da linguagem.
Ademais, é preciso compreender tal fenômeno patológico como uma negação às transformações linguísticas. Isso porque a língua não apresenta uma organização homogênea e existem diferenças entre aquela que a gramática considera a verdadeira e a falada de modo coloquial em diferentes regiões e épocas, as quais contrariam a atitude típica de muitos indivíduos de que somente uma forma de expressão deve ser usada pelos falantes. Dessa maneira, é possível encurtar a distância entre o que é fala e escrita, na prática comunicativa social, por meio do poema “Pronominais” do poeta modernista Oswald de Andrade, no qual é exemplificado as variadas formas e manifestações da língua. Evidencia-se, assim, que os conceitos entre certo e errado estão equivocados, visto que a linguagem é um meio de comunicação mutável em aspectos temporais, geográficos e socioeconômicos.
Em suma, o preconceito linguístico e a exclusão social são situações carecedoras de resoluções. Portanto, o MEC deve combater o analfabetismo funcional, por intermédio de investimentos governamentais na qualificação de professores e na distribuição de livros literários e didáticos – esses profissionais terão aulas sobre as variações linguísticas e utilizaram de tais materiais para repassar aos estudantes a diversidade cultural com auxílio de obras literárias brasileiras. Essa ação terá como objetivo acabar com a padronização, o que irá favorecer os indivíduos que empregam a coloquialidade, proporcionará inserção no mercado de trabalho e atenuará o ciclo de exclusão. Logo, com essas medidas a rejeição obtida pelos artistas durante o Modernismo não intimidará a próxima geração.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 185
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 195
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 185
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.