Em primeira análise, a baixa qualidade da educação oferecida pelos Estados e Municípios é um problema persistente no cenário nacional. Nesse contexto, a falta de recursos adequados para a contratação de professores qualificados afetam diretamente o aprendizado dos alunos. Sob esse viés, o Indicador de Analfabetismo Funcional (Inaf) informa que, em 2018, cerca de 29% da população brasileira apresentam dificuldades para aplicar conceitos de matemática. Desse modo, é notório a fraca qualidade da educação brasileira, pois são resultados de alunos que estiveram nos bancos escolares. Por conseguinte, a baixa qualidade da educação acaba ocasionando na sociedade o analfabetismo intermediário , tornando assim maior o nível de exclusão e preconceito.
Em segunda análise, a ausência de informação sobre o assunto também é um das raízes do problema. Nesse âmbito, a dificuldade para dirimir os níveis de analfabetos funcionais ocorre muitas vezes pela falta de conhecimento e desinteresse do governo. Sob essa óptica, "Ensaio sobre a cegueira", do filósofo Jose Saramago, afirma que: "A sociedade fecha os olhos para o tempo e são alienados pela influência das pessoas". Dessa maneira, a ausência de informação ocasiona na humanidade a discriminação com pessoas que possuem dificuldades para se desenvolver de forma plena no dia a dia. Consequentemente, sendo mais difícil dirimir os índices de analfabetos funcionais no cenário brasileiro.
Fica evidente, portanto, a necessidade de reduzir indícios de analfabetos funcionais no Brasil. Destarte, o Ministério da Educação , responsável por incentivar o estudo e as avaliações do sistema de ensino do país, com o apoio das famílias, a partir de medidas governamentais destinadas à pasta, deve modicar a educação e dinamizar o aprendizado. Essa ação será realizada com o intuito de melhorar os índices de analfabetos intermediários, para que também, a sociedade não naturalize a intolerância que a permeia. Somente assim, não iria mais ocorrer com nenhum brasileiro e teria menores índices no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.