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O filme "Sociedade dos poetas mortos" retrata na história o professor John Keating que devido sua forma de ensinar estimula o pensamento crítico dos jovens como forma de enxergar o mundo por meio das leituras inspiradoras. Fora da ficção, muitos brasileiros apresentam essa mesma perspectiva em razão da exclusão com as pessoas que exprimem incapacidade para se expressar na sociedade. Nesse sentido, a Baixa qualidade da educação oferecida pelos Estados e Municípios somada a ausência de informação sobre o assunto contribuem como dirimir os índices de analfabetos funcionais no Brasil.
Em primeira análise, a baixa qualidade da educação oferecida pelos Estados e Municípios é um problema persistente no cenário nacional. Nesse contexto, a falta de recursos adequados para a contratação de professores qualificados afetam diretamente o aprendizado dos alunos. Sob esse viés, o Indicador de Analfabetismo Funcional (Inaf) informa que, em 2018, cerca de 29% da população brasileira apresentam dificuldades para aplicar conceitos de matemática. Desse modo, é notório a fraca qualidade da educação brasileira, pois são resultados de alunos que estiveram nos bancos escolares. Por conseguinte, a baixa qualidade da educação acaba ocasionando na sociedade o analfabetismo intermediário , tornando assim maior o nível de exclusão e preconceito.
Em segunda análise, a ausência de informação sobre o assunto também é um das raízes do problema. Nesse âmbito, a dificuldade para dirimir os níveis de analfabetos funcionais ocorre muitas vezes pela falta de conhecimento e desinteresse do governo. Sob essa óptica, "Ensaio sobre a cegueira", do filósofo Jose Saramago, afirma que: "A sociedade fecha os olhos para o tempo e são alienados pela influência das pessoas". Dessa maneira, a ausência de informação ocasiona na humanidade a discriminação com pessoas que possuem dificuldades para se desenvolver de forma plena no dia a dia. Consequentemente, sendo mais difícil dirimir os índices de analfabetos funcionais no cenário brasileiro.
Fica evidente, portanto, a necessidade de reduzir indícios de analfabetos funcionais no Brasil. Destarte, o Ministério da Educação , responsável por incentivar o estudo e as avaliações do sistema de ensino do país, com o apoio das famílias, a partir de medidas governamentais destinadas à pasta, deve modicar a educação e dinamizar o aprendizado. Essa ação será realizada com o intuito de melhorar os índices de analfabetos intermediários, para que também, a sociedade não naturalize a intolerância que a permeia. Somente assim, não iria mais ocorrer com nenhum brasileiro e teria menores índices no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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