Segundo dados do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), os estudantes que cursam carreiras de professores tendem a serem alunos com baixo rendimento no ensino médio que optam pela profissão como última alternativa. Assim, depreende-se que quando o aluno cursa uma universidade sem muita vocação e sem demonstrar total empenho, isso resultará em frustração e mau aprendizado, o que gera um efeito contraditório frente às exigências da sociedade e acirra ainda mais a situação dos professores no Brasil.
Por conseguinte, é imprescindível citar as condições de trabalho e salário como um fator de desvalorização da profissão, ora, querer que haja mais alunos a optar pelo cargo de professor em um país que possui estruturas escolares precárias, exposição à violência e tudo isso a salários baixíssimos é deveras utópico. Portanto, são urgentes medidas para resolver essa situação.
Em suma, para solucionar essa problemática associada à formação dos professores no Brasil, urge que o Ministério da Educação promova a valorização do cargo de professor pro meio da melhoria dos ambientes de trabalho e condições de salário, bem como o fornecimento de bolsas de estudo na área a fim de incentivar a formação de novos profissionais de educação, mais realizados e aptos às exigências do mercado de trabalho. Desta forma, os novos professores sairão da universidade com a certeza de terem feito a escolha certa.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.