Em primeiro lugar, de acordo com o site: brasilescola, "O autoritarismo perdeu espaço para o diálogo". Nesse sentido, se entende que os professores se tornaram fracos e inferiores. No entanto, um dos principais fatores que influenciam as ameaças, é o fato da utilização de bebidas e as notas baixas, o que desencadeia um estímulo a violência/intimidação.
Ademais, o fato de que os educadores não terem uma proteção contra estes ataques é preocupante, devido ao fato de muitas escolas não possuírem câmeras de vigilância, leva ao não registro de variados cenários de agressão e os professores viverem em silêncio e com medo, como menciona no site: sinte-sc, "Uma violência invisível que não conseguimos mensurar, apenas quando ocorre denúncias graves". Desse modo, entende-se que tudo se dá no início de com algo verbalmente leve e com o tempo se torna agravante.
Portanto, medidas são necessárias para combater o uso de bebidas em salas de aula, juntamente com o encerramento das agressões/intimidamento, causados por alunos. Logo, cabe aos pais, observar o comportamento do jovem e as escolas providenciarem câmeras para as salas e/ou detectores de metais, evitando a entrada de armas brancas. Assim, as chances das ocorrências dos casos é menor e consequentemente, não se torne mais um problema.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.