Diante do exposto, o descumprimento da função social do Estado deve ser submetida à análise como fator atenuante da problemática. Nesse sentido, o filósofo inglês John Locke idealiza o Estado como agente responsável pela garantia do bem-estar social. No entanto, isso não é refletido na realidade brasileira ao expor a negligência estatal no oferecimento de infraestrutura adequada na rede de ensino público associada à incompatibilidade entre à alta carga horária e o salário mal remunerado. Assim, as más condições de trabalho provoca a permanência da adversidade na sociedade brasileira.
Ademais, o individualismo social se elucida como outro fator agravante para a ausência de incentivo na formação de docentes. Isso ocorre devido ao modelo capitalista neoliberal, propagado no território brasileiro no período pós-Guerra Fria, que possui o individualismo e o egoísmo social como forma de perseverar na sociedade. Desse modo, o pensamento individualista é priorizado sobre o noção de bem-estar coletivo, o que provoca a invisibilização do problema diante o corpo social e formenta o desrespeito dos discentes sobre os docentes no ambiente escolar. Logo, a desvalorização dos professores é acentuada de forma que desincentiva a adesão da carreira.
Por isso, medidas intervencionistas devem ser tomadas a fim de mitigar a problemática. Assim, o Governo Federal, órgão responsável pelo bem-estar nacional, deve, através do Poder Executivo, direcionar dinheiro público para realizar o aumento salarial de professores no ensino público a fim de valorizar a profissão e, consequentemente, incentivar a formação de novos profissionais. Ademais, o Estado deve, através do Ministério da Educação, deve promover reformas na infraestrutura de escolas públicas e enrijecer o regulamento disciplinar no ambiente escolar a fim de harmonizar o ambiente de trabalho do profissional da educação. Dessa forma, será possível evitar a violação do direito à educação, previsto na Carta Magna.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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