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Por eVital15
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Após a redemocratização brasileira, em 1988, foi promulgada a Constituição Federal que prevê os direitos e deveres do cidadão. No entanto, o direito constitucional à educação corre risco de violação ao evidenciara pesquisa feita pelo Instituto Semesp no qual noticia as sucessivas quedas na quantidade de docentes no sistema de ensino brasileiro. Por isso, urge a necessidade de estabelecer os principais desafios para o incentivo na formação de novos professores como o descaso governamental e o individualismo social.
Diante do exposto, o descumprimento da função social do Estado deve ser submetida à análise como fator atenuante da problemática. Nesse sentido, o filósofo inglês John Locke idealiza o Estado como agente responsável pela garantia do bem-estar social. No entanto, isso não é refletido na realidade brasileira ao expor a negligência estatal no oferecimento de infraestrutura adequada na rede de ensino público associada à incompatibilidade entre à alta carga horária e o salário mal remunerado. Assim, as más condições de trabalho provoca a permanência da adversidade na sociedade brasileira.
Ademais, o individualismo social se elucida como outro fator agravante para a ausência de incentivo na formação de docentes. Isso ocorre devido ao modelo capitalista neoliberal, propagado no território brasileiro no período pós-Guerra Fria, que possui o individualismo e o egoísmo social como forma de perseverar na sociedade. Desse modo, o pensamento individualista é priorizado sobre o noção de bem-estar coletivo, o que provoca a invisibilização do problema diante o corpo social e formenta o desrespeito dos discentes sobre os docentes no ambiente escolar. Logo, a desvalorização dos professores é acentuada de forma que desincentiva a adesão da carreira.
Por isso, medidas intervencionistas devem ser tomadas a fim de mitigar a problemática. Assim, o Governo Federal, órgão responsável pelo bem-estar nacional, deve, através do Poder Executivo, direcionar dinheiro público para realizar o aumento salarial de professores no ensino público a fim de valorizar a profissão e, consequentemente, incentivar a formação de novos profissionais. Ademais, o Estado deve, através do Ministério da Educação, deve promover reformas na infraestrutura de escolas públicas e enrijecer o regulamento disciplinar no ambiente escolar a fim de harmonizar o ambiente de trabalho do profissional da educação. Dessa forma, será possível evitar a violação do direito à educação, previsto na Carta Magna.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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