Avatar do usuário
Por Beatriz5
Quantidade de postagens
#116109
A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6.°, o direito a educação como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase quando se observa a escassa formação educação de surdos, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa prerrogativa, faz-se imperiosa a análise dos desafios que favorecem esse quadro.
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para a falta de formação educação de surdos. Nesse sentido, o Governo não se compromete a garantir essa formação educacional. Essa conjuntura, segundo o filósofo John Locke, configura-se como uma violação ao “Contrato Social”, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensável, como a educação, o que é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar a exclusão social como impulsionador da escassa formação de pessoas surdas no Brasil. Segundo a ASLEP, 32% dos surdos não possuem grau de instrução. Diante de tal exposto, a falta de acessibilidade dificulta a formação educacional, tendo em vista que a LIBRAS não está presente no componente curricular desde a alfabetização, excluindo alunos com a deficiência auditiva e dificultando sua permanecia na escola. Logo, é inadmissível que esse cenário persista.
Depreende-se, portanto, a necessidade de combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Governo Federal, por intermédio do MEC, atribua a LIBRAS ao componente curricular a todos os estudantes desde a alfabetização, a fim de evitar a exclusão social no âmbito escolar. Paralelamente, é imperativo que o Governo Federal promova campanhas e projetos educacionais exclusivo para surdos. Assim, se consolidará uma sociedade coesa e acessível, onde o Estado desemprenha corretamente seu “Contrato Social”, tal como afirma John Locke.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
97 Exibições
por Erickbx
1 Respostas 
202 Exibições
por Jact769q7a
2 Respostas 
209 Exibições
por Lauany25
0 Respostas 
99 Exibições
por Lyapr
7 Respostas 
224 Exibições
por MrMago
0 Respostas 
47 Exibições
por Th4isxz
0 Respostas 
78 Exibições
por deborasb
6 Respostas 
241 Exibições
por Felipe082
0 Respostas 
68 Exibições
por Luizatc04
0 Respostas 
56 Exibições
por kamilly1

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM