No que se refere à formação da identidade brasileira, a figura indígena teve papel significativo para o seu desenvolvimento. Gilberto Freyre, no seu livro Casa-grande e Senzala enfatiza a progressão da sociedade devido à miscigenação entre os povos – portugueses, africanos e diversas tribos indígenas presentes no Brasil. Dessa forma, diversos traços culturais formadores da identidade nacional são frutos de características típicas dos índios como a música, a arte ou culinária. No entanto, os costumes são desrespeitados e discriminados, a exemplo dos vestuários, das relações sociais, além da inserção no mercado de trabalho.
Além disso, outro entrave destaca-se em relação a posse de terras dos índios, que possuem seus direitos assegurados pela Constituição de 1988, entre eles constam a livre expressão cultural, a língua e a legalidade sobre as terras que, tradicionalmente, ocupam. Entretanto, a demarcação de terras frente à estrutura fundiária brasileira compromete essa norma, marcada pela expansão do latifúndio agroexportador. Dessa forma, a população indígena ainda luta pelo reconhecimento de seu território e, consequentemente, pela consolidação de seus costumes.
Fica evidente, portanto, que a figura indígena, assim como seu território e a preservação de seus hábitos, ainda são aspectos que precisam ser valorizados. Para reverter esse quadro, o Estado em consonância com o Ministério da Educação deveria introduzir no currículo escolar, o ensino da história e cultura indígena, reconhecendo e valorizando os agentes integradores da identidade nacional. Ademais, desenvolveria maior engajamento político da sociedade através da mídia e as ONGs esclarecendo e disseminando os direitos garantidos aos índios, previstos na Constituição cidadã, que sejam respeitados.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada