Sob esse viés, é importante salientar que a pouca verba destinada ao ensino é um obstáculo para a formação educacional indígena. Nesse contexto, o sociólogo Zigmunt Bauman, traz a ideia sobre "Instituições Zumbis", a qual consiste em instituições que não cumprem com o seu papel social. Essa ideologia, fica evidente, no cenário atual, quando as entidades governamentais, as quais tem o dever de investir, não desenvolvem a função de aplicar capital na capacitação de profissionais, que respeitem essa cultura tradicional, como, também, não atribuem o devido ao investimento estrutural nas escolas indígenas. Logo, é inadmissível que essa situação lastimável prejudique ainda mais essa população verde e amarela.
De outra parte, é indispensável ressaltar que a pouca valorizaçao da educação é um impasse que prejudica a formação do índio brasileiro. Nessa perspectiva, o filme "Matilda" traz a história de uma menina que tem seus estudos sucatiados devido à pouca importância destinada a eles. No entanto, essa realidade não se restringe apenas ao universo ficcional, pois essa desvalorização impede que os profissionais sejam beneficiados, por uma política de formação continuada, e afeta o comprometimento com a escola, o que prejudica o aluno. Por fim, é importante que ações sejam efetuadas para o avanço da educação destinada aos índios.
Faz-se necessário, portanto, que haja uma maior diligência para atenuar o impasse relacionado à educação de indígenas no país. Posto isso, é imperativo que o Ministério da Educação, com o apoio do Ministério da Economia, crie um projeto que minimize a problemática enfrentada por esses povos. Por essa perspectiva, medidas devem ser efetuadas, por meio de investimentos na contratação de profissionais qualificados e construção de novas instituições de ensino. Dessa forma, tanto a questão do investimento quanto a da valorização serão mitigadas. Feito isso, a Carta Magna será cada vez mais efetiva em solo brasileiro.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.