Segundo o PIB (prodtos interno bruto) o Brasil investe 5,6 porcento na educação educacional brasileiro, basicamente o investimento é distribuido de forma automática e périodica, mediante créditos na conta específica de cada governo estadual e municipal. Infelizmente com ambicão do homem esse investimento não chega aos devidos lugares, sendo assim causando e prejudicando aos professores e principalmente a educação do alunos. Os professores das redes pública atende ate mais dificuldade em administrar a sala de aula principalmente daqueles que tender ensina em situações desumana, com a falta de saniamento básico como falta de higiane, salas mal adaptada para o uso diario dos alunos, alimentações diarias e falta de cuidado perante a cidadania, no qual prejudicando o ensino intelectual dos estudantes.
A constituição federal declarada em 1988, garante que todos cidadão brasileiro tem direito ao ensino, a lazer, pagamento de salário, discansio e a educação. Segundo o site IBGE (instituito brasileiro de geografia e estatística) afirma que o estado do Maranhão é aonde o professor tem o melhor salário mensal e que a educação é valorizada, entre oposto a sua econômia é radicamente pequena comparada ao estado de São Paulo que sua econômia tem favorecimento mais sua educação é valorizada. Mesmo assim o professor tem sua limitação dentro da constituição podemos resalta a paralisação salárial dos professores no ano de 2023 no Maranhão, no qual buscaram revidicar seu direitos já que o deputado João prometeu reajustar e aumenta o piso salárial dos professores.
A constituição federal devera criar uma lei rigososa no qual garante a proteção e ampliação dos direitos dos professores, no qual a segura que ele recebera o seu devido valor ao contribuir seu deve perante a sociedade e aos futuras pessoas que pode governa e a movimentar o país, criando assim uma sociedade mais igualitaria e honesta, entretanto essa tipo de lei precisa de um olhar mais obseravdor.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada