O trabalho dos professores não se limita ao seu local de trabalho, demandando diversas "horas extras" em casa - corrigindo tarefas, avaliações, e outros. Infelizmente, a carreira é marcada por baixos salários, que não fazem jus a carga horária, tornando o trabalho exaustivo, uma pesquisa conduzida pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) apontou que menos de 20% dos docentes no Brasil estão contentes com a remuneração que recebem. Esse índice destaca-se negativamente em relação aos demais países latino-americanos, e se torna ainda mais discrepante quando comparado com nações mais prósperas e avançadas.
Ademais, a falta de infraestrutura, principalmente na rede pública, causada pelo descaso do governo em relação ao ambiente de aprendizado e o crescente desrespeito dos alunos nas salas de aula, devido à falta de reação da sociedade, apenas agravam o histórico de desvalorização destes profissionais. Segundo o Jornal Nacional, apenas uma a cada 20 escolas públicas de ensino fundamental no Brasil tem uma estrutura mínima adequada para a educação. Um levantamento concluiu que faltam bibliotecas, laboratórios e até tratamento de esgoto. Más condições nos locais de trabalho e o desrespeito afetam os professores, em pesquisas realizadas pelo Ibope, em 2007, ficou constatado que a grande maioria destes profissionais, em especial os da rede pública, são vítimas de estresse, que é prejudicial à saúde. Logo, é de se esperar que se aposentem mais cedo.
Portanto, cabe ao Estado, juntamente com o Ministério da Educação, por meio de verbas governamentais, investir em infraestrutura, melhorando o ambiente de trabalho dos docentes, bem como aumentar os seus salários, para que estes se tornem condizentes com a realidade. Além disso, a mídia, como um dos principais meios de comunicação, devia ressaltar o valor que os professores têm para a sociedade, ressaltar a importância deles, e, consequentemente, o respeito que lhes é devido. Para que assim, a nossa sociedade caminhe em busca de um bem maior: garantir uma educação de qualidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.