A princípio, nota-se o silenciamento da mídia como um complexo dificultador para o reconhecimento das tribos indígenas como parte da cidadania. Conforme defende o sociólogo francês, Pierre Bourdieu, aquilo que foi criado como instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão. Nessa perspectiva, percebe-se que os grandes veículos de informações não trazem à tona questões relacionadas com a cultura ou os direitos dos índios, mas sim relatam de forma negativa suas lutas; a exemplo de quando descrevem a existência de terras desses povos como entrave ao desenvolvimento econômico, inviabilizando quase um milhão de pessoas, segundo o IBGE. Dessa forma, a mídia atua de maneira antidemocrática quando exerce parcialidade.
Ademais, o direito à posse de terras, garantidos pela Constituição, aos índios é, constantemente, desprezado. De acordo com o filósofo inglês, Thomas Hobbes, o Estado surge como uma necessidade de construção da paz entre os cidadãos. Nessa lógica, a irresponsabilidade governamental na desmarcação de terras por meio de uma legislação precária e da falta de fiscalização, acarreta em violentas tensões entre os povos nativos e os cidadãos que residem ao redor, causando uma situação contrária à defendida por Hobbes.
Portanto, é preciso que medidas sejam tomadas para resolver essa problemática. Cabe ao Ministério da Educação em conjunto com as instituições de ensino criar projetos e estimular debates, por meio de campanhas e aulas de história - importante fonte de conhecimento aos jovens - para que os cidadãos entendam, desde o ensino básico, a importância de respeitar a cultura e as propriedades das tribos indígenas. Assim, a realidade vivida pelos indivíduos no mito da caverna não será parte integrante da sociedade brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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