De início, há de se constar a débil ação do poder público enquanto mantedora da problemática. Acerca disso, o filósofo inglês Thomas Hobbes, em seu livro leviatã, defende a incumbência do Estado em proporcionar meios que auxiliem o progresso da coletividade. As autoridades, portanto, não vão de encontro com a ideia de Hobbes, uma vez que o papel fundamental na questão do índio no Brasil contemporâneo não vêm sendo cumprido com devida competência. Segundo o economista norte-americano Murray Rothbard, uma parcela dos políticos que visam apenas retorno de capital negligenciam direitos fundamentais, como a cidadania. Logo, é notório a omissão do Estado na questão do índio no Brasil contemporâneo.
Por conseguinte, engendra-se a desvalorização da cultura indígena no país. Por isso, de acordo com a UNESCO, em 2020, mais de 200 línguas indígenas estavam em risco de extinção. Tais dados vão em direção à opinião do líder indígena Ailton Krenak. Segundo Krenak, em seu livro "Ideias Para Adiar o Fim do Mundo", as narrativas dos povos indígenas são apagadas e esquecidas em favor de uma narrativa superficial e homogênea. É evidente, então, a desvalorização da cultura indígena no país. Logo, é inadmissível que o cenário dos nossos povos originários continue a perdurar.
Por fim, cabe ao governo federal, mais especificamente o Ministério do Direitos Humanos e da Cidadania, a criação de uma Semana do Índio. Tal ação ocorrerá nos espaços públicos, e terá, por finalidade, disseminar sobre o valor da cultura indígena no Brasil. Assim, a questão do índio no Brasil contemporâneo não será mais um problema no país.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.