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Por Pedro017
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#117536
Clístenes, pai da democracia ateniense, atual sistema político do Brasil, criou o conceito de "isonomia" para representar a igualdade dos cidadãos. Contudo, tal ideia não se cumpre, uma vez que a questão do índio no Brasil contemporâneo ainda se mostra um problema. Esse panorama é calcado na inoperância estatal e tem como consequência a desvalorização da cultura indígena no Brasil.
De início, há de se constar a débil ação do poder público enquanto mantedora da problemática. Acerca disso, o filósofo inglês Thomas Hobbes, em seu livro leviatã, defende a incumbência do Estado em proporcionar meios que auxiliem o progresso da coletividade. As autoridades, portanto, não vão de encontro com a ideia de Hobbes, uma vez que o papel fundamental na questão do índio no Brasil contemporâneo não vêm sendo cumprido com devida competência. Segundo o economista norte-americano Murray Rothbard, uma parcela dos políticos que visam apenas retorno de capital negligenciam direitos fundamentais, como a cidadania. Logo, é notório a omissão do Estado na questão do índio no Brasil contemporâneo.
Por conseguinte, engendra-se a desvalorização da cultura indígena no país. Por isso, de acordo com a UNESCO, em 2020, mais de 200 línguas indígenas estavam em risco de extinção. Tais dados vão em direção à opinião do líder indígena Ailton Krenak. Segundo Krenak, em seu livro "Ideias Para Adiar o Fim do Mundo", as narrativas dos povos indígenas são apagadas e esquecidas em favor de uma narrativa superficial e homogênea. É evidente, então, a desvalorização da cultura indígena no país. Logo, é inadmissível que o cenário dos nossos povos originários continue a perdurar.
Por fim, cabe ao governo federal, mais especificamente o Ministério do Direitos Humanos e da Cidadania, a criação de uma Semana do Índio. Tal ação ocorrerá nos espaços públicos, e terá, por finalidade, disseminar sobre o valor da cultura indígena no Brasil. Assim, a questão do índio no Brasil contemporâneo não será mais um problema no país.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por Pxvesq
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#117541
Olá [mention]Pedro017[/mention],

Ótima redação, parabéns… continue assim.

Bom.. vamos começar.

Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. Nota: 160

O texto apresenta uma escrita formal adequada, com bom uso da norma culta da língua portuguesa. As frases são bem construídas e há poucos erros gramaticais. O vocabulário utilizado é apropriado e contribui para a clareza do texto.

Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. Nota: 160

O autor demonstra compreensão da proposta de redação ao abordar a questão do índio no Brasil contemporâneo e sua relação com a inoperância estatal e a desvalorização da cultura indígena. O texto desenvolve o tema de maneira consistente, relacionando conceitos filosóficos e dados atuais para sustentar a argumentação.

Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. Nota: 160

O autor seleciona informações relevantes para sustentar o ponto de vista apresentado, relacionando a inoperância estatal à questão indígena no Brasil contemporâneo e destacando a desvalorização da cultura indígena. Há uma boa organização das informações, com argumentos bem articulados que contribuem para a construção da tese.

Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Nota: 160

O autor utiliza os mecanismos linguísticos de forma adequada para construir a argumentação. As ideias são apresentadas de maneira clara, com bom uso de conectivos e coesão textual. No entanto, é importante fazer uma revisão para corrigir alguns erros gramaticais e melhorar a fluidez do texto.

Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. Nota: 160

A proposta de intervenção é adequada, sugerindo a criação de uma Semana do Índio nos espaços públicos, com o objetivo de disseminar o valor da cultura indígena no Brasil. A proposta está alinhada com a defesa dos direitos humanos e busca promover a conscientização e o reconhecimento da importância dos povos indígenas. No entanto, seria interessante fornecer mais detalhes sobre como essa Semana do Índio seria estruturada e quais ações específicas seriam realizadas durante o evento.

Sugestões

1. Revisar alguns erros gramaticais e de concordância ao longo do texto.
2. Melhorar a organização dos parágrafos, para que cada um apresente uma ideia central clara e bem desenvolvida.
3. Reforçar a argumentação com dados estatísticos, exemplos concretos ou referências acadêmicas, quando possível, para fortalecer a fundamentação dos argumentos apresentados.
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Por Lauany25
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#117954
Clístenes, pai da democracia ateniense, atual sistema político do Brasil, criou o conceito de "isonomia" para representar a igualdade dos cidadãos. Contudo, tal ideia não se cumpre, uma vez que a questão do índio no Brasil contemporâneo ainda se mostra um problema. Esse panorama é calcado na inoperância estatal e tem como consequência a desvalorização da cultura indígena no Brasil.

De início, ( esse conectivo não pontua, recomendo usar " nesse sentido" " diante desse cenário "" nesse contexto") há de se constar a débil ação do poder público enquanto mantedora da problemática. Acerca disso, o filósofo inglês Thomas Hobbes, em seu livro leviatã, defende a incumbência do Estado em proporcionar meios que auxiliem o progresso da coletividade. As autoridades, portanto, não vão de encontro com a ideia de Hobbes, uma vez que o papel fundamental na questão do índio no Brasil contemporâneo não vêm sendo cumprido com devida competência.( Porque ?) Segundo o economista norte-americano Murray Rothbard, uma parcela dos políticos que visam apenas retorno de capital negligenciam direitos fundamentais, como a cidadania. ( E qual a relacao desse repertório com o tema na prática?)Logo, é notório a omissão do Estado na questão do índio no Brasil contemporâneo.( Tente ser mais crítico nesse fechamento do parágrafo.)

Por conseguinte, engendra-se a desvalorização da cultura indígena no país. Por isso, de acordo com a UNESCO, em 2020, mais de 200 línguas indígenas estavam em risco de extinção. Tais dados vão em direção à opinião do líder indígena Ailton Krenak. Segundo Krenak, em seu livro "Ideias Para Adiar o Fim do Mundo", as narrativas dos povos indígenas são apagadas e esquecidas em favor de uma narrativa superficial e homogênea.( Como isso pode ser observado na realidade?) " É evidente, então, a desvalorização da cultura indígena no país." ( eu tiraria essa informação entre "", deixa o texto redundante, já é a sua tese e retomou isso no tópico
frasal, portanto sugiro remover.) Logo, é inadmissível que o cenário dos nossos povos originários continue a perdurar.( Esse fechamento está ok.)

Por fim, cabe ao governo federal,(agente) mais especificamente o Ministério do Direitos Humanos e da Cidadania(agente), a criação de uma Semana do Índio(ação). Tal ação ocorrerá nos espaços públicos
[ por meio de quê? Como?], e terá, por finalidade, disseminar sobre o valor da cultura indígena no Brasil( intuito). Assim, a questão do índio no Brasil contemporâneo não será mais um problema no país.
( Na sua conclusão falta o meio/ modo que a ação será realizada e o detalhamento de um dos pontos.)

Bons estudos e desculpe pela demora 💗
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