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Por anapaula980
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"Quem me dera, ao menos uma vez ter de volta todo o ouro que entreguei a quem me convenceu que era prova de amizade " trata-se de um verso da música "Índios" da Banda Legião Urbana onde pode-se observar a explosão e desvalorização histórica sofrida pelos indígenas desde a chegada dos colonizadores, o que vem contribuindo para a violação dos direitos da população indígena e para outros problemas, como as disputas territoriais .
De fato, a questão indígena no Brasil é um assunto muito importante a ser tratado pois, vem sofrendo grande desvalorização devido a falta de conhecimento -que deveria ser cedido ao cidadão desde o período escolar- da história dos povos indígenas no Brasil, que foram o ponto principal para a formação do país.
Além disso, é importante abordar as disputas territoriais que permanecem até os dias de hoje. Invasores como garimpeiros e madeireiros que insistem em se apropriar das áreas de propriedade indígena, questões como essa vêm acontecendo a muitas décadas com a tentativa de tomarem posse do que diz respeito aos indígenas.
Por tanto ,o governo federal, responsável por disponibilizar políticas públicas, deve apresentar medidas que combatam a falta de informação da história da população indígena.Essa ação deve ser realizada através do MEC,órgão responsável pela educação brasileira, a fim de combater a desinformação nas escolas de todo o Brasil pois, através da educação é que nasce um cidadão sábio e confiante de suas informações
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por anapaula980
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#124253
Quem me dera, ao menos uma vez ter de volta todo o ouro que entreguei a quem me convenceu que era prova de amizade " trata-se de um verso da música "Índios" da Banda Legião Urbana onde pode-se observar a explosão e desvalorização histórica sofrida pelos indígenas desde a chegada dos colonizadores, o que vem contribuindo para a violação dos direitos da população indígena e para outros problemas, como as disputas territoriais .

De fato, a questão indígena no Brasil é um assunto muito importante a ser tratado pois, vem sofrendo grande desvalorização devido a falta de conhecimento -que deveria ser cedido ao cidadão desde o período escolar- da história dos povos indígenas no Brasil, que foram o ponto principal para a formação do país.

Além disso, é importante abordar as disputas territoriais que permanecem até os dias de hoje. Invasores como garimpeiros e madeireiros que insistem em se apropriar das áreas de propriedade indígena, questões como essa vêm acontecendo a muitas décadas com a tentativa de tomarem posse do que diz respeito aos indígenas.

Por tanto ,o governo federal, responsável por disponibilizar políticas públicas, deve apresentar medidas que combatam a falta de informação da história da população indígena.Essa ação deve ser realizada através do MEC,órgão responsável pela educação brasileira, a fim de combater a desinformação nas escolas de todo o Brasil pois, através da educação é que nasce um cidadão sábio e confiante de suas informações.
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