Em primeira análise, a ausência de conhecimento mostra-se como um dos desafios à resolução do problema. Nesse sentido, o filósofo Schopenhauer defende que os limites do campo de visão de uma pessoa determinam seu entendimento a respeito do mundo. Então, conclui-se que indivíduos que não têm acesso à informação séria sobre os refugiados, possuem uma visão limitada podendo desenvolver sentimentos xenofóbicos e intolerantes pelos expatriados. Como é mostrado na novela “Órfãos da Terra”, que abordou as dificuldades de inclusão e socialização desse grupo, intercalando situações fictícias com depoimentos reais. Dessa maneira, é inadmissível que tal conjuntura permaneça.
Outrossim, a falta de empatia ainda é um grande impasse para a resolução da problemática. Acerca disso, na obra "Modernidade Líquida", Zygmunt Bauman defende que a sociedade atual é fortemente influenciada pelo individualismo. A tese do sociólogo pode ser observada de maneira específica na contemporaneidade, no que tange à situação dos refugiados. Uma vez que esses indivíduos não são bem recebidos em alguns países, como os Estados Unidos, que teve suas fronteiras fechadas, por tempo indeterminado, para refugiados vindos da Síria, em 2017.
Logo, medidas estratégicas são necessárias para alterar esse cenário. Para que isso ocorra, a ONU deve desenvolver palestras em escolas de seus países membros, a serem transmitidas nas redes sociais desses órgãos, por meio de entrevistas com vítimas do problema e especialistas no assunto, com o objetivo de trazer mais lucidez sobre o tema e erradicar esse problema. Além disso, o ACNUR, Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, deve intensificar suas ações em países membros da organização, visando promover para os refugiados uma assistência básica, incluindo liberdade de expressão e de movimento, e proteção contra tortura e tratamento degradante. Por fim, é preciso que o mundo moderno olhe para a problemática com mais empatia, pois, como descreveu o poeta Leminski: "Em mim, eu vejo o outro".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada