Antes de tudo, vale apontar o machismo consolidado na sociedade brasileira como um dos principais entraves para a resolução da problemática. Nesse viés, é possível evidenciar que o “Manual da Boa Esposa”, lançado na década de 1950 e que reforçou o estereótipo da mulher “bela, recatada e do lar”, demonstrou o retrato do comportamento coletivo da época e que infelizmente vigora atualmente, embora em menor volume. Sob tal ótica, tem-se um comportamento de caráter machista na sociedade brasileira, em que a mulher é vista como propriedade de seu companheiro e que deve se adequar às opiniões e anseios do mesmo, perdendo totalmente sua individualidade, o que dá início a um ciclo de violências que somente tem seu fim no feminicídio.
Outrossim, é notório que a ineficiência governamental retarda o fim do óbice. Sabe-se que o feminicídio foi classificado como crime hediondo apenas em 2015, 9 anos após a Lei Maria da Penha (a primeira a punir efetivamente atos de violência doméstica contra a mulher) ser sancionada. Então, nota-se que a esfera executiva não proporcionou amparo às mulheres vítimas de tais atos desde o início da República, em 1889, até o início do século XXI. Ou seja, essa negligência por parte do Estado fomentou a impunidade em relação a esses crimes durante um longo período de tempo fazendo com que as violações fossem vistas com ar de normalidade pela sociedade brasileira.
Portanto, é improrrogável que sejam tomadas medidas para mitigar a problemática. Logo, é preciso que a mídia, responsável pela influência de comportamentos e atitudes da sociedade, junto ao Governo Federal, responsável pela garantia da Segurança Pública, difunda campanhas de conscientização em relação à questão por intermédio das redes sociais e outros meios de comunicação, para combater o feminicídio no Brasil. Assim, teremos uma diminuição nos índices desse crime.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.