Nesse cenário, ressalta-se, de início, que a influência da família é um fator do problema. Aristóteles definiu “família” como a comunidade que serve de base para a sociedade. De fato, a família tem papel basilar para enfrentar os desafios impostos aos refugiados na nação brasileira, visto que o seio familiar é primordial para uma vida mais saudável e virtuosa devido a sua grande influência no meio educacional. Assim, urge que as famílias reconheçam o poder que têm de influenciar o coletivo e mudem sua postura.
Além disso, outro fator influenciador é a sensação de superioridade. Bourdieu define “violência simbólica” como a inferiorização de indivíduos por crenças dominantes. Tal violência está presente na realidade sofrida dos refugiados ambientais uma vez que ainda ocorre as segregações nas civilizações, trazendo assim, muitos malefícios e comprometendo a saúde desses indivíduos. Dessa forma, é preciso combater a violência simbólica para superar o problema.
Portanto, é indispensável intervir sobre esse cenário. Para isso, o YouTube deve criar uma série de vídeos sobre os danos e perigos que os refugiados ambientais passam na população brasileira, por meio de entrevistas com sociólogos, a fim de reverter a discriminação que impera. Tal ação pode, ainda, conter uma divulgação em outras redes sociais para chegar a mais pessoas. Paralelamente, é preciso intervir sobre a formação familiar presente no problema. Dessa maneira, será possível superar a cegueira social de que Saramago falou.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.