Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos de "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#51263
O mito da caverna, de Platão, relata a situação de pessoas que se recusavam a observar a verdade em virtude do medo de sair de sua zona de conforto. Fora da alusão, a realidade brasileira caracteriza-se com a mesma problemática do mito no que diz respeito à valorização do índio no Brasil atual. Nesse sentido, percebe-se a configuração de um grave obstáculo de contornos específicos, que emerge devido à má influência midiática e à insuficiência legislativa.

A princípio, nota-se o silenciamento da mídia como um complexo dificultador para o reconhecimento das tribos indígenas como parte da cidadania. Conforme defende o sociólogo francês, Pierre Bourdieu, aquilo que foi criado como instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão. Nessa perspectiva, percebe-se que os grandes veículos de informações não trazem à tona questões relacionadas com a cultura ou os direitos dos índios, mas sim relatam de forma negativa suas lutas; a exemplo de quando descrevem a existência de terras desses povos como entrave ao desenvolvimento econômico, inviabilizando quase um milhão de pessoas, segundo o IBGE. Dessa forma, a mídia atua de maneira antidemocrática quando exerce parcialidade.

Ademais, o direito à posse de terras, garantidos pela Constituição, aos índios é, constantemente, desprezado. De acordo com o filósofo inglês, Thomas Hobbes, o Estado surge como uma necessidade de construção da paz entre os cidadãos. Nessa lógica, a irresponsabilidade governamental na desmarcação de terras por meio de uma legislação precária e da falta de fiscalização, acarreta em violentas tensões entre os povos nativos e os cidadãos que residem ao redor, causando uma situação contrária à defendida por Hobbes.

Portanto, é preciso que medidas sejam tomadas para resolver essa problemática. Cabe ao Ministério da Educação em conjunto com as instituições de ensino criar projetos e estimular debates, por meio de campanhas e aulas de história - importante fonte de conhecimento aos jovens - para que os cidadãos entendam, desde o ensino básico, a importância de respeitar a cultura e as propriedades das tribos indígenas. Assim, a realidade vivida pelos indivíduos no mito da caverna não será parte integrante da sociedade brasileira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

#53892
Correção do texto: A QUESTÃO DO ÍNDIO NO BRASIL CONTEMPORÂNEO
Usuário(a): @GeovanaS

INTRODUÇÃO:

O mito da caverna, de Platão, relata a situação de pessoas que se recusavam a observar a verdade em virtude do medo de sair de sua zona de conforto. Fora da alusão, a realidade brasileira caracteriza-se com a pela mesma problemática do mito no que diz respeito à valorização do índio no Brasil atual. Nesse sentido, percebe-se a configuração de um grave obstáculo (no caso, não seriam dois obstáculos? São dois fatores) de contornos específicos, que emerge devido à má influência midiática e à insuficiência legislativa.

Legenda:

"melhorável"
(x): observações
repetição
(meus comentários)
sugestão (ou correção)
"stonkis"
Adequação ao tema
(_) espaço

...
:!: Comentários gerais: Excelente introdução! Contém todos os elementos necessários!

Controladoria-Geral da União: tem como de[…]

50 Dúvidas do Português Esclarecidas:[…]

A obra de Graciliano Ramos Vidas Secas lanç[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM