No Brasil há um sério problema em relação ao consumismo, visto que, atualmente, está em um cenário de obsolescência programada. Segundo o historiador britânico Arnold Trynbee, “tornamo-nos deuses da tecnologia, mas pertencemos macacos da vida”. Diante disso, é possível observar que, no contexto atual, os indivíduos visam se desenvolver, todavia em algumas áreas faz-se retrograda como no alto nível de consumismo. Prova disso, é o fenômeno da obsolescência, na qual as empresas, propositalmente, criam produtos para torna-se obsoleto com o tempo e assim força o consumidor a comprar novos produtos. Dessa maneira, é substancial que ocorra o aumento na durabilidade dos produtos, para que diminua os lixos que impactam negativamente o meio ambiente.
Ademais, é necessário pontuar as consequências desses impactos. A Primeira Revolução Industrial, meados do século XVIII, foi um período de grande desenvolvimento que se espalhou pelo mundo e causou diversas transformações. Diante essa linha de raciocínio, essas transformações impactam também de forma negativa, por exemplo, as emissões de gases poluentes na atmosfera. De forma que, não só os gases como também o desmatamento, a contaminação das águas e o aquecimento global são consequências de altíssimos preços para com o meio ambiente. Contudo, faz-se mister novos acordos entre países com maior taxa de poluição, baseados no protocolo de Kyoto, para alcançarmos um meio sustentável.
Portanto, ao se analisar esses problemas, medidas devem ser tomadas. Para tanto, o Ministério do Meio Ambiente, em parceria com mídias sociais, deve alertar a população das consequências que a obsolescência e os gases poluentes podem causar de forma direta ou indireta e se prevenirem. É necessário fazer isso por meio de propagandas e palestras nas plataformas como Twitter e Facebook para que haja mais chances de atingir um grande público. Além disso, é fundamental que as escolas junto com as Ongs ambientais deem orientação e informação para as crianças entenderem os riscos já no inicio de sua formação, a fim de alcançar as relações harmônicas do ser humano com a natureza que José de Alencar cita em suas obras.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.