"País do futebol" é o título da música cantada pelo Mc Guime lançada em tempos de copa do mundo. No entanto, essa valorização pelo esporte que o Brasil possui se restringe à modalidade masculina tanto por fama quanto por investimento, mas é imprescindível não associar que o que vivemos hoje seja consequências de nossa história.
O Brasil sendo um país que se manteve na condição de explorado (desde 1500), onde a nossa atual miscigenação foi fruto de opressão e crimes cometidos aos povos nativos da região. A violação do corpo feminino é histórica assim como a visão deturpada de submissão, desde hierarquias até mulheres escravizadas. Hoje podemos dizer que essa mentalidade se reflete ainda atualmente, por exemplo no esporte, onde mulheres esportistas não possuem o mesmo reconhecimento que esportistas masculinos, e lidam com diferença de visibilidade, investimento e salário comparado aos homens.
Para esse problema seria necessário uma solução em nível nacional, onde seria discutido rendas para o investimento em modalidades esportivas femininas pré existentes, e ainda na escola, onde a gestão escolar ficaria responsável pela fiscalização e reportagem a secretaria da educação de cada estado. Assim gradativamente dando visibilidade e investimento para o surgimento e oportunidades igualitarias de Marta's e Messi's (ambos eleitos melhores jogadores mundiais no futebol feminino e masculino respectivamente, segundo a FIFA).
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.