Em primeira análise, é notório apontar que o patriarcado, somado com a falta de igualdade entre os gêneros, reforça a dificuldade sentida no cenário político pelas mulheres. Com efeito, esse problema é originado no sentimento de superioridade sentido por muitos homens. E, por sua vez, como resultado é gerado a inferioridade do sexo feminino, já que são classificados de maneira errônea como " sexo frágil".
Ademais, vale ressaltar que o pouco destaque feminino, ligado a pouca equidade, perpétua um cenário de constante busca pelo acesso de cargos de maior prestígio. Efetivamente, a razão desse problema está justamente na violência de gênero na política. Logo, um exemplo dessa realidade é a série " Lista Negra" já que demonstra uma das personagens sendo vítimas de ataques por consequência do seu gênero, enquanto de candidata no período político, um cenário comum na realidade brasileira, firmando um mundo marcado pelo retrocesso.
Em suma, diante desse contexto, vale reafirmar que faz-se fundamental o combate da desigualdade de gênero. Portanto, compete ao Ministério das Comunicações e dos Direitos Humanos promover um debate democrático, através dos veículos de comunicação com o intuito de conscientizar os telespectadores sobre a importância de mudar o atual cenário político. Além dos mais, deve-de criar um fundo exclusivamente para as mulheres que querem participar de eleições, a fim de evitar que sejam utilizadas como "objeto" apenas para cobrir a cota, sem um real apoio.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.