Em primeira análise, é importante ressaltar que o machismo afasta as mulheres da política. Isso, contribui para a falta de representatividade feminina na política pois, a maioria das mulheres que ocupa cargos políticos, enfrentam preconceito por serem do sexo feminino e estariam trabalhando fora de casa. Nesse contexto, no livro “O sol é para todos”, escrito pela autora Harper Lee, é feita a descrição dos desafios enfrentados por uma menina frente a uma cidade em que os habitantes possuem uma visão extremamente preconceituosa, a protagonista é constantemente repreendida e influenciada a não seguir os caminhos de seu pai na política. Desse modo, a realidade não se difere da ficção, tendo em vista que, com a propagação do pensamento histórico totalmente equivocado de que mulheres não são capazes de lidar com assuntos democráticos e que, em casos de machismo, devem apenas serem donas de casas, as mulheres se sentem desestimuladas a ingressar no ambiente político
Em segundo plano, vale destacar que a desigualdade de gênero excluí as mulheres da política. Em virtude disso, a maioria dos cargos políticos são ocupados pelos homens, visto que não maioria das vezes as mulheres são submetidas à ceder a vontade dos homens nas decisões políticas. Nesse sentido, segundo pesquisa feitas pelo IBGE( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), as mulheres ocupam menos cargos políticos do que os homens. Dessa forma, há uma grande diversidade entre gênero na política , infelizmente essa desigualdade prejudica a política brasileira e com isso, essa mínima participação feminina fica restrita por conta da predominância da desigualdade de gênero.
Portanto, medidas são necessárias para garantir a representatividade feminina na política. O governo federal devem informar sobre a importância da representatividade feminina na política, nos meios de comunicação como na Internet, na televisão e no rádio a fim de aumentar a representatividade das mulheres na política. Ademais, cabe ao Poder Legislativo, punir as pessoas que particam o preconceito e tentam impedir participação das mulheres na política, através de criações de leis com a finalidade de diminuir a desigualdade de gênero na política. Assim, as mulheres terão mais oportunidades, não só na política, mas também terão liberdade de nas escolhas importantes para o desenvolvimento do país.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.