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Por Rayssa1506
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A pandemia do Covid-19 acarretou em muitos problemas sociais e econômicos no mundo inteiro, e no Brasil não foi diferente. Além de tudo que se vivia na época, um dos maiores desafios foi a continuidade dos ensinos, que tiveram que ser aplicados de forma online. Isso contribuiu para que os alunos acabassem perdendo mais o interesse nos estudos e vivenciassem uma era em que as redes e a tecnologia se tornaram ainda mais presentes. Além desse fato, existem outros grandes motivos que contribuem para o desinteresse e a defasagem escolar, como problemas pessoais e a falta de envolvimento do aluno com o aprendizado.
Por conta disso, ficou visível a necessidade de realizar ações que, não só atraíssem o jovem para a escola, mas que também despertasse nele uma genuína vontade de aprender. E foi daí que surgiu a ideia da gamificação para os estudos. A ideia da gamificação resume-se em usar elementos de jogos de forma a engajar as pessoas para atingir um objetivo, e isso no ambiente escolar pode desenvolver o interesse, a criatividade e a participação dos alunos que antes não apresentavam nenhuma disposição com o ensino.
Uma vez que essa ideia é aprovada e acatada no âmbito escolar, ela pode ser aplicada de diversos modos, não só com jogos já prontos, mas com dinâmicas interativas oferecidas pelos próprios professores, tornando o ambiente mais alegre, desmistificando a crença de que não se pode divertir enquanto estuda. Além de tudo, uma pesquisa feita pelo site opusphere.com afirma que a gamificação é efetiva, com uma melhora de 14% em avaliações e habilidades e 11% em conhecimentos gerais. Fora que as pessoas já pedem por isso, com 79% dos entrevistados alegando que o recurso os deixa mais produtivos.
Dado esses fatos, percebe-se que é quase impossível dizer que a gamificação não é necessária, já que ela auxilia na resolução de um dos maiores problemas educacionais presenciados no país, o desinteresse com a escola. Portando, torna-se imprescindível que haja um investimento da parte governamental para as escolas poderem adotar de maneira efetiva a gamificação, impulsionando o fervor para aprender e atraindo os alunos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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