Conforme descrito pela jornalista Eliane Brum, no texto “exaustos, correndo e dopados“ a sociedade encontrasse em um momento no qual precisa produzir o tempo todo “24 horas por dia; 7 dias por semana”. Por conta disso, verifica-se que a população, por estar nesse ritmo de vida acelerado não dar a devida importância a educação brasileira já que não tem tempo para questionar a nossa qualidade de ensino. Esse problema faz com que nossos jovens cresçam cada vez mais alheios aos problemas que vivenciamos.
Efetivamente, a situação de negligência se intensifica contra indivíduos em situação de vulnerabilidade social, como as crianças das áreas periféricas das grandes metrópoles, essa realidade é retratado na música “Brasil colônia“ da banda oriente “lágrimas de sangue escorre dos filhos deste solo e irrigam o solo, crianças pedem colo e a pátria-mãe se isola“. Nesse sentido, a música denuncia que questões básicas, por exemplo, direitos à educação e a saúde não são garantidos a população marginalizada , visto que o estado não cumprir o seu papel de “mãe-gentil“. Por conseguinte, não incentiva a educação financeiramente o que pode caracterizar também em um desafio para educação.
Logo cabe ao governo investir uma maior parte do PIB para a educação. Isso deve ser feito de forma mais incisiva em áreas mais precárias, tal ação tem a finalidade de remediar o ritmo de vida acelerado e a negligência comportamental, o que irá finalmente efetivar as premissas constitucionais básicas - art. 225
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.