Nesse sentido, observa-se a inoperância governamental como um dos fatores precursores da ausência de propagação dos jogos no aprendizado dos brasilienses. Isso ocorre porque os representantes do Estado são omissos para com os estudantes, uma vez que estabelecem direitos a eles, a exemplo da educação de qualidade, contudo, rejeitam as inovações no âmbito escolar a fim de continuar com as formas de ensino não eficientes, deixando o indivíduo entediado em sala de aula, o que facilita a evasão escolar. Essa realidade pode ser comprovada a partir do pensamento do expoente jornalista Gilberto Dimenstin em sua obra "O cidadão de papel”, ao ressaltar que as leis são efetivas na teoria, no entanto, carecem de aplicabilidade na prática, logo, a transformação da aprendizagem é comprometida e mais jovens desistem da carreira estudantil.
Percebe-se, ademais, que a perpetuação do tradicionalismo da população implica diretamente na baixa utilização de dinâmicas participativas com games nos colégios.A normalização das dificuldades, conforme a renomada filósofa existencialista Simone Beauvoir, é maior
que a situação adversa em si, ou seja, ao banalizar ao metodologias antigas-exploração do conteúdo em muitas horas sem interação com o aluno-, perde-se não somente a atenção do educado, mas também o interesse em manter a rotina, por conta da lacuna na proximidade do aprendiz com a matéria estudada. Dessa maneira, é importante romper o conservadorismo vigente e implementar os elementos de jogo para a prosperidade do ensino brasileiro.
É evidente, portanto, que medidas sejam tomadas para valorizar a gamificação no desenvolvimento do conhecimento do ser humano da nação verde-amarela. Nessa perspectiva, o Ministério da Educação-coordenador das pautas pedagógicas do país- deve desconstruir a omissão do governo, por meio de projetos pedagógicos, como minicursos e a implimentação de novas tecnologias na infraustrutura educacional capazes de diminuir o abandono do ano letivo. Essa iniciativa teria a finalidade de mitigar a ignorância do povo e de garantir que o Brasil seja uma nação justa, e, de fato, livre do atraso.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.